Botão do Menu
imagem com um X para fechar o menu
 
 

Gestão da Inovação
Última atualização: 09/08/2023
O Programa de Inovação do TRF5 filia-se diretamente ao objetivo estratégico ‘Incentivar a inovação institucional como forma de prover novas soluções que otimizem os resultados organizacionais’. Guarda, também, alinhamento aos objetivos "Aprimorar as políticas e diretrizes de gestão de pessoas", "Aprimorar a gestão administrativa e a governança institucional" e "Aprimorar a Gestão do Conhecimento Organizacional". Instituído pelo Ato nº 281/2021 da Presidência do Tribunal, o Programa de Inovação cumpriu uma ampla agenda em 2022, avançando no processo de sedimentação de uma cultura de inovação, por meio de iniciativas que engajou não apenas os órgãos que compõem a JF5, mas também outros organismos que integram o ecossistema de inovação da JF5.
OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DO PROGRAMA DE INOVAÇÃO DA JF5
O Programa de Inovação do TRF5 é guiado pelos seguintes princípios:
- Horizontalidade
- Gestão judicial democrática
- Cocriação e da colaboração judiciais
- Independência judicial compartilhada
- Racionalidade experimental
- Flexibilidade
- Adaptabilidade
- Desburocratização
- Modernização
- Cultura de simplicidade
- Cultura digital judicial
- Cultura da inovação
- Desenvolvimento humano
- Acessibilidade
- Comunicação judicial empática e inclusiva
- Diversidade
- Polifonia de ideias
- Desenvolvimento sustentável
- Centralidade no jurisdicionado
- Transparência
Lastreados por esses princípios, o Programa de Inovação da JF5 é movido pela busca dos seguintes objetivos:
- Atuar como usina de ideias, criação e desenvolvimento de projetos inovadores, mediante a utilização de métodos que permitam a reflexão, a interação, a cocriação, a empatia, a troca de conhecimento e a prototipagem;
- Fomentar atividades de pesquisa e inovação no TRF5 e na JF5, por meio do intercâmbio com os demais laboratórios que integram o Programa JF5 em Rede;
- Conectar atores públicos, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, associações e entidades de classe e demais pessoas e organizações interessadas na dinâmica do Poder Judiciário, para que possam, junto com o TRF5, atuar na solução de problemas da JF5;
- Apoiar a administração e unidades dos órgãos que integram a JF5 na busca de soluções para problemas institucionais, tomando por base metodologias de inovação e inteligência que considerem a empatia, colaboração interinstitucional e a experimentação.
A INOVAÇÃO EM REDE
Por meio do Ato nº. 156/2021 da Presidência do Tribunal, foi instituída a Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região, com o objetivo de implementar um modelo de governança em rede da política de inovação, visando à potencialização da capacidade institucional de agregação de valor à atividade judicial por meio do desenvolvimento de projetos de impacto.
A JF5 EM REDE tem como missão propor as diretrizes da política regional de inovação e de gestão da inovação, auxiliando as Seções Judiciárias no estabelecimento de suas políticas locais, além das seguintes atribuições:
, - Promover a governança em rede da política de inovação no âmbito da Justiça Federal da 5ª Região;
- Fomentar o ecossistema de inovação na Justiça Federal da 5ª Região; promover o alinhamento participativo entre o Tribunal e as Seções Judiciárias na priorização da política de inovação;
- Atuar na formação e potencialização de atores para desempenharem papéis de liderança, assim como de disseminadores das boas práticas de inovação e de gestão do conhecimento organizacional; e
- Articular com atores externos que possam contribuir com a Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região, inclusive por meio da proposição de convênios ou acordos com instituições de pesquisa e inovação;
Veja quem integra a JF5 em Rede!
- Desembargador Federal Leonardo Resende, Coordenador da JF5 em Rede
- Juiz Federal Alcides Saldanha, Juiz Auxiliar da Presidência
- Juíza Federal Aline Soares, representante da JFAL
- Juiz Federal Júlio Coelho Neto, representante da JFCE
- Juiz Federal Bruno Teixeira, representante da JFPB
- Juiz Federal Jaime Travassos, representante da JFPE
- Juiz Federal Tiago Brasileiro, representante da JFSE
- Telma Roberta Vasconcelos Motta, Diretora-Geral do Tribunal
- Fernanda Montenegro, Diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal
- Magnus Medeiros, Diretor de Modernização e Inovação do Tribunal
- Robson Godoi, Diretor de Gestão Estratégica do Tribunal
LABORATÓRIOS PARA INOVAR
No TRF5, o laboratório de inovação foi denominado Inovexado, tendo sido instituído por meio da Portaria nº 414/2022 da Presidência do TRF5.
O Inovexado recepcionou a missão de atuar como usina de ideias, criação e desenvolvimento de projetos inovadores, mediante a utilização de métodos que permitam a reflexão, a interação, a cocriação, a empatia, a troca de conhecimento e a elaboração de protótipos das soluções inovadoras.
Os objetivos do Inovexado compreendem o fomento de atividades de pesquisa e inovação no TRF5 e na JF5, por meio do intercâmbio com os demais laboratórios que integram o Programa JF5 em Rede; o estímulo à criatividade de novas práticas; promoção da cultura inovadora no TRF5, mediante a realização de ações de sensibilização e mudança de cultura e comportamento organizacional; e promoção a integração com outros laboratórios de inovação que compõem o ecossistema de inovação da JF5.
O espaço construído para estimular a criação de ideias e a formulação de projetos inovadores para a JF5, está situado no edifício da ESMAFE5.
Na 5ª Região da Justiça Federal, ao todo, foram instalados seis laboratórios até o final de 2022, dos quais foram concebidas 29 iniciativas inovadoras, dentre as 43 inscritas no Prêmio Ridalvo Costa.
Conheça os laboratórios de inovação da 5ª Região:
JFSE - https://www.jfse.jus.br/inovese/
JFCE - https://www.jfce.jus.br/inovajus
JFRN - https://i9.jfrn.jus.br/i9
JFPE - https://fervolab.jfpe.jus.br
JFAL - https://inovacao.jfal.jus.br
O Time de Laboratoristas da JF5
Por meio da Portaria 324/2023/TRF5, a Presidência do Tribunal formalizou o time de magistrados e servidores certificados para atuarem como laboratoristas de inovação no âmbito da JF5. Todos os nossos laboratoristas passaram por um programa de formação com carga-horária mínima de 36 horas.
Veja quem integra o nosso time de laboratoristas!
Nome do LaboratoristaÓrgão
Carolinne Suzy Lins RodriguesJFAL
Geórgia Nunes de Santiago LimaJFAL
Giselle Rolemberg de Macedo MacielJFAL
Jorge Luiz de Melo TorresJFAL
Deive Rose Queiroz da Silva TindouJFCE
Emanuela Silva RibeiroJFCE
Flavia Costa Barros Teixeira JFCE
Gabriela Lima Fontenelle CâmaraJFCE
Jose Matias NetoJFCE
Marcos Heleno Moura FilhoJFCE
Rebeca Ferreira BrasilJFCE
Rhiana Mara Bessa GomesJFCE
Samuel de Oliveira MeloJFCE
Vinicius Dantas e MeloJFCE
Samara Vieira Rocha de QueirozJFPB
Bruno Soares Simões FerreiraJFPE
Danielly Barros BeserraJFPE
Fernando Augusto Calixto TeixeiraJFPE
Gabriela Arruda de Assunção JFPE
Juliana Feitosa de Sá JFPE
Ludmila Coutinho da Silveira de OliveiraJFPE
Romulo Jose Coelho BezerraJFPE
Vanessa Hirakawa MartinsJFPE
Vania Vidal SampaioJFPE
Ana Paula Moura SilvaJFRN
Breno Gomes Alves JFRN
Caio Diniz FonsecaJFRN
Cybelle Lemos (Bel)JFRN
Ernane César de Oliveira BastosJFRN
Fernanda Simonetti Alves CoêlhoJFRN
Ingrid Silva Ribeiro de Andrade DantasJFRN
Marcio Custodio da SilvaJFRN
Shirley Magnólia Baumgartner C. de Oliveira JFRN
Vitor Izaías Soares de MacêdoJFRN
Alaim Matos Henriques NascimentoJFSE
Danilo José Siqueira SecundoJFSE
Fernanda Teles Querino Oliveira JFSE
Juliana Guimarães de CarvalhoJFSE
Moisés AdornoJFSE
Cláudia Virgínia Medeiros LopesTRF5
Isabelle de Almeida CâmaraTRF5
Isaura Ângela Rodrigues AragãoTRF5
Magnus Henrique de MedeirosTRF5
Marcos Vinícius Rocha NascimentoTRF5
Olivan Pereira de Melo JuniorTRF5
Pedro Alexandre Matias BezerraTRF5
Rafael Barbosa GomesTRF5
Rodrigo Pereira da CunhaTRF5
Tito Lívio da Cunha LopesTRF5
Conheça um pouco mais de alguns dos nossos laboratoristas...
- Caio Diniz Fonseca, Juiz Federal Substituto na 9ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. Bacharel em Direito pela UFRN, Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damásio e em Direito Constitucional pela Faculdade Internacional Signorelli. Foi auxiliar judiciário do Tribunal de Justiça do RN, Procuradora da Fazenda Nacional e Advogado da União. Entusiasta da inovação, participou do Programa HubJus de Formação de Laboratoristas promovido pelo TRF5 / WeGov em 2022. É membro da Rede de Inovação da JF5.
- Gabriela Lima Fontenelle Câmara, Juíza Federal Substituta na 25ª Vara Federal da Seção Judiciária do Ceará. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduada (Especialização) em Direito Constitucional e Processo Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Direito como Professora das disciplinas de Direito Ambiental e Direito Administrativo. Participa de forma ativa da agenda de inovação da JF5, tendo participado do Programa HubJus de Formação de Laboratoristas promovido pelo TRF5 / WeGov em 2022. Integra o time de Laboratoristas da JF5 em Rede.
- Gabriela Arruda de Assunção, Analista Judiciária na Justiça Federal de Pernambuco. Graduada em Direito pela UFPE. Especialista em Direito Tributário pelo IBET e em Direito Digital e Compliance pelo Instituto Damásio/IBMEC. Integrante do Grupo de Trabalho para implementação da LGPD, bem como do Laboratório de Inovação, ambos no âmbito da JFPE.
- Magnus Henrique de Medeiros, Técnico Judiciário da Justiça Federal da 5ª Região. Mestre em Gestão Pública pela UFPE. Especialista em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Católica Dom Bosco. Especialista em Governança e Gestão pela Faculdade Metropolitana. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Universidade Potiguar. Especialista em Educação a Distância pelo SENAC/PE. Psicólogo pela Universidade Potiguar. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Carreira profissional desenvolvida em mais de trinta anos de atuação na Justiça Federal. Atualmente, Diretor de Modernização e Inovação do TRF5. Integra a Rede de Inovação e o time de laboratoristas da JF5.
- Shirley Magnólia Baumgartner Câmara de Oliveira, supervisora da Seção de Saúde e Qualidade de Vida da JFRN. Possui graduação Tecnológica em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em Psicologia pela Universidade Potiguar. Pós-graduada em Psicologia Positiva - Ciência do Bem-estar e autorrealização - em Gestão de Pessoas. Integra o time de laboratoristas da JF5.
PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA INOVAR

Residência em TI aplicada à área jurídica

Graduados ou concluintes de cursos de Ciência da Computação ou áreas afins – reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) estão participando, como bolsistas, desde setembro de 2021, do Programa de Residência em Tecnologia da Informação.
Oferecida pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a iniciativa é uma parceria da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), com o TRF5. O Programa, com duração de 18 meses, tem regime de dedicação integral, com carga horária de 6h diárias – totalizando 30h semanais –, envolvendo atividades de capacitação e vivência profissional em projetos de interesse da Justiça Federal em toda a 5ª Região (https://residenciaregional.jfrn.jus.br/).
De igual forma foi instituída uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas e a Justiça Federal de Alagoas que a um só tempo contribui para o aprimoramento da formação de alunos da graduação e pós-graduação da UFAL e possibilita o desenvolvimento de projetos para incrementar o desempenho da JFAL (https:// residencia.jfal.jus.br/).

Especializações para modernizar e inovar

Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estão em andamento três cursos de pós-graduação, focados em magistrado(as) e servidores(as) da JF5: especializações em Governança e Gestão Ágil da Justiça Federal; em Governança e Gestão de Pessoas e em Jurisdição Inovadora.
As aulas começaram em junho de 2022 e mais de 100 alunos estão inscritos, tanto da JF5 quanto de outros órgãos do Judiciário, como TRTs e TREs.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA INSTITUIR A GOVERNANÇA DA INOVAÇÃO.
A inovação organizacional deve ser estruturada como um processo orientado aos resultados e à otimização dos recursos institucionais, integrando-se, portanto, ao processo decisório e à governança. A sua institucionalização se dá por meio da definição de estrutura, papéis, atribuições, processos e serviços ofertados pela área, ou unidade.
Com o propósito de impulsionar a institucionalização da inovação nos órgãos que integram a JF5, o TRF5 realizou em 2021 o Programa HubJus, tendo certificado 44 laboratoristas, sendo 2 magistrados e 42 servidores distribuídos entre todos os órgãos da JF5.
Entre setembro e dezembro de 2022, empreendeu-se um conjunto de iniciativas voltadas para formar coordenadores do Programa de Inovação na JF5, além de capacitar servidores de todos os órgãos da 5ª Região para o manejo de ferramentas, metodologias e formas de trabalho em um ecossistema de inovação. Essa iniciativa alcançou 36 atores. A partir dessa capacitação, se propiciou que seis laboratórios de inovação da JF5 implementassem modelo de governança em inovação, carta de serviços do laboratório, definição do perfil dos multiplicadores e mecanismos de comunicação e engajamento. Neste ciclo, foram certificados 45 laboratoristas em toda a Região.

 
 
Imagem de x para fechar o mapa do site
Mapa do site