• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Memorial - Djaci Falcão
    Última atualização: 01/09/2021
    MEMORIAL MINISTRO DJACI FALCÃO (15º ANDAR)
     
    O Espaço Físico do Memorial do Ministro Djaci Falcão fica localizado no 15º andar e inaugurado em 18 de março de 2019, na então Presidência do Desembargador Federal Manoel Erhardt, fazendo parte das comemorações dos 30 anos da implantação dos Tribunais, criados pela Constituição de 1988.
     
    O objetivo de termos um Memorial específico para o Ministro Djaci Falcão se deve a mostrar a todos o porquê de ter sido dado o seu nome ao edifício sede do TRF 5ª Região.
     
    O Memorial Ministro Djaci Falcão é um espaço de salvaguarda que dá oportunidade a sociedade de conhecer a Excelência da pessoa que sempre se dedicou ao estado de Pernambuco, embora seu berço de nascimento foi na cidade de Monteiro, na Paraíba.
     
     
    Visitando a exposição, o público terá a oportunidade de conhecer a pessoa “Djaci Falcão”, a criança como todas, fez primeira comunhão, conviveu com a família e ao crescer serviu ao Exército Brasileiro.
     
    Casado com a Senhora Maria do Carmo de Araújo Falcão, de cujas núpcias teve três filhos: Francisco Cândido, que integra atualmente o Superior Tribunal de Justiça, Maria da Conceição e Luciano de Araújo Falcão.
     
    Determinou metas, com certeza, para sua vida, precocemente, ingressou na carreira de Juiz aos 25 anos, atuando em cinco comarcas no interior e na região metropolitana, em Serrita, Triunfo, São Joaquim do Belmonte, Paulista e Recife. Aos 37 anos tornou-se Desembargador do Tribunal de Justiça, onde também foi presidente em 1961. A carreira prosseguiu com uma passagem de três anos (1965-1967) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) até mudar-se para Brasília, onde exerceu altos cargos no Poder Judiciário Brasileiro: Ministro do Supremo Tribunal Federal, Tribunal Superior Eleitoral, tendo assumido a cadeira de Presidente em ambos Tribunais.
     
    Ao aposentar-se em 1989, tornou-se professor da Faculdade de Direito de Recife, onde tinha se formado.
     
    Em 20 de outubro de 1995, em sua homenagem, a sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região passou a denominar-se Edifício Ministro Djaci Falcão.
     
    Eis a missão de nosso Memorial Ministro Djaci Falcão, mostrar a todos, o exemplo de uma pessoa que galgou realizar seus objetivos de vida e pode servir de estímulo para gerações futuras.
     
    Faleceu em 26 de janeiro de 2012, em Recife aos 92 anos.

    Mapa do site