• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JFAL realiza treinamento e apresenta ferramentas tecnológicas desenvolvidas na Residência em TI
    Última atualização: 23/04/2024 às 15:20:00



    A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) promoveu, ontem (22/04), um treinamento presencial para diretores de Secretaria das Seções Judiciárias da Justiça Federal da 5ª Região, com foco no uso das ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) desenvolvidas através dos trabalhos realizados dentro da Residência em TI da JFAL. A diretora-geral do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Telma Motta, e os diretores de desenvolvimento e de sistemas do TRF5, Laureano Montarroyos e Rodrigo Pereira, respectivamente, acompanharam as atividades.  

    O fio condutor da reunião foi o lançamento da ferramenta Cassandra, desenvolvida no âmbito da Residência em TI, cuja finalidade é automatizar atividades de expedição de Requisitórios. Os juízes federais Aloysio Cavalcanti Lima e Raimundo Campos Júnior, respectivamente, diretor do Foro da JFAL e o coordenador do Laboratório de Inovação (iLab), participaram da abertura da programação. 

    A diretora-geral do TRF5 destacou a importância do evento para a construção de um Judiciário eficaz. “É um evento muito importante, pois consegue agregar vários diretores de Secretaria para discutir problemas e de buscar soluções integradas de forma regional. A partir dessa reunião, a solução de uma Seção Judiciária pode beneficiar outras. Isso é excelente para o aprimoramento do Judiciário como um todo. O Tribunal incentiva e continuará apoiando iniciativas como essa, que é a primeira de outras que virão”, afirmou Telma Motta. Já os diretores Laureano Montaroyos e Rodrigo Pereira elogiaram os produtos e destacaram a colaboração entre os tribunais, o que, na visão de ambos, fortalece o Judiciário e garante a colaboração na elaboração de futuros sistemas. 

    Para o diretor da 3ª Vara Federal de Alagoas e um dos coordenadores da Residência em TI, Gunnar Dorneles Trennepohl, a reunião de treinamento também serviu para uma troca de diálogos e aprimoramento das ferramentas que já existem. “A Residência conseguiu congregar vários diretores que já trabalham conosco na criação de ferramentas, identificando erros e melhorias. Esse processo de troca é muito importante para engrandecer nossos projetos, justamente para conseguirmos extrair visões de outros usuários e, também, outros problemas enfrentados. Alguns deles não possuímos aqui em Alagoas. Essa construção faz com que tenhamos uma perspectiva regional para o desenvolvimento de novos aparelhos”, explicou Gunnar. 

    Cooperação 

    O diretor da 15ª Vara da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), João Freire, avaliou que o treinamento proporcionado pela JFAL abre a possibilidade de um contato mais próximo e uma cooperação mais eficaz entre toda a 5ª Região. “Cassandra veio para revolucionar e é fundamental entender e, a partir daqui, levar para nossas unidades tudo o que pudermos. A ideia é que lá (na JFPB) possamos trabalhar em conjunto com a JFAL para o desenvolvimento de projetos, cada um entregando uma ferramenta que contribua no funcionamento do sistema processual”, disse o diretor, que reforçou, ainda, a importância do aprimoramento constante de ferramentas que contribuam com o Judiciário. 

    Quem também esteve presente no treinamento foi a diretora da 26ª Vara da Justiça Federal do Ceará (JFCE), Gabriela de Souza. Ela engrandeceu as práticas da Residência da JFAL e disse que as ferramentas desenvolvidas pela Seção Judiciária criaram uma nova dinâmica, sendo muito difícil conviver sem elas nos dias de hoje. “A iniciativa é um exemplo de soluções práticas e úteis que fizeram muito bem para a gente. Pudemos ver, através desse treinamento, o formato de como tudo é feito e como é estruturada a Residência. Não temos Residência no Ceará, então estamos caminhando no projeto de inovação, vendo como é feito esse convênio, métodos, caminhos e ferramentas importantes, para que possamos construir nossos projetos. Já usamos os robôs de Alagoas. Só quem utiliza sabe que não vivemos mais sem o Noob, o Certifica e o Cliquejunte. A Cassandra chegou para revolucionar. Só quem trabalha na rotina de emissão de Requisição de Pequeno Valor (RPV) sabe da sistemática de trabalho e o quão otimizado será daqui em diante”, finalizou. 

    Os produtos desenvolvidos pela residência universitária, através de convênio entre a JFAL e Universidade Federal de Alagoas (UFAL), podem ser consultados no endereço: residencia.jfal.jus.br.

     


    Por: Divisão de Comunicação Social TRF5 (com informações da Ascom JFAL)





    Mapa do site