• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2024: Joana Carolina recebe prêmio da Embaixada dos EUA
    Última atualização: 08/04/2024 às 16:29:00


    A entrega da premiação aconteceu na sede da Seção Judiciária do Ceará (SJCE)

    A desembargadora federal Joana Carolina Lins Pereira, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região –TRF5, foi uma das seis mulheres agraciadas, este ano, com o prêmio “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2024”. A outorga da honraria aconteceu, na última sexta-feira (05/04), na sede da Seção Judiciária do Ceará (SJCE), em Fortaleza.

    A premiação, concedida pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América, é direcionada a mulheres que se destacaram em suas comunidades, demonstrando ousadia e pioneirismo em diversas causas, refletindo assim, a experiência, a força e criatividade que as impulsionam a transformar o país.

    A cerimônia foi presidida pelo corregedor-regional da Justiça Federal na 5ª Região, desembargador federal Leonardo Carvalho, e contou com as presenças, além da homenageada, da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley; da diretora do Foro da SJCE, juíza federal Gisele Sampaio; e da cônsul-geral no Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, May Baptista.

    “Hoje estamos aqui para homenagear as ideias e ações de uma pessoa que tem realizado um trabalho incrível na promoção do estado de direito e do acesso à justiça pelo Brasil. (…) Eu tenho orgulho em oferecer este prestigioso prêmio para a desembargadora Joana Carolina, reconhecendo suas contribuições na longa carreira e por ser uma fonte de inspiração a tantas mulheres na sociedade”, afirmou Elizabeth Frawley.

    Em seu discurso de agradecimento, Joana Carolina enfatizou a importância da participação das mulheres nas decisões colegiadas do Judiciário, pontuando que a pluralidade de pontos de vista enriquece as discussões e contribui para uma justiça mais inclusiva. A magistrada também homenageou mulheres inspiradoras que deixaram sua marca na história do Ceará, como a primeira presa política do Brasil, Bárbara de Alencar, a juíza Débora Aguiar e a escritora Raquel de Queiroz.

    A desembargadora federal do TRF5 encerrou sua fala incentivando todas as mulheres a seguirem seus sonhos, com entusiasmo e determinação: “Como estamos aqui para o prêmio Mulheres que fazem a diferença, eu diria que para fazer a diferença você não precisa ser melhor do que ninguém, não precisa aparecer mais que os outros, nem ter milhares de seguidores nas redes sociais; você só precisa trabalhar com entusiasmo e se esforçar para fazer sempre o melhor que você puder e do jeito que achar certo. Não tenha medo”.

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 (com informação da Ascom JFCE)





    Mapa do site