• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Março Azul: NAS adverte sobre a prevenção do câncer de intestino
    Última atualização: 25/03/2024 às 14:45:00



    Você já fez colonoscopia? O Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 alerta para a necessidade do exame, recomendado como método de rastreamento para identificar, precocemente, qualquer alteração no intestino que possa indicar a presença ou o risco de desenvolvimento de câncer.

    Como uma das iniciativas adotadas na campanha Março Azul, dedicada à conscientização da prevenção do câncer de intestino, o NAS vem destacar a importância da adoção de medidas preventivas eficazes contra essa doença, que está entre as principais causas de mortalidade por câncer no mundo. Uma ferramenta poderosa nesse processo preventivo é a colonoscopia.

    A colonoscopia permite não apenas a detecção de pólipos e adenomas (lesões pré-cancerígenas) antes que se transformem em câncer, mas, também, a remoção dessas lesões durante o próprio exame, reduzindo significativamente o risco de progressão para o câncer de intestino.

    Esse teste de rastreamento é especialmente recomendado para indivíduos acima de 45 anos ou, até mesmo antes disso, para aqueles que apresentam fatores de risco elevados, como histórico familiar da doença, certas condições genéticas ou doenças inflamatórias intestinais. Quem se encontra nessa faixa etária e ainda não fez a primeira colonoscopia, ou se o último exame já tem mais de 5 a 7 anos, a equipe no NAS poderá providenciar a requisição do exame e tirar todas as dúvidas sobre o procedimento.

    Adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta rica em fibras, frutas e vegetais, limitar o consumo de carnes vermelhas e processadas, praticar regularmente exercícios físicos e manter o peso, também contribui significativamente para a prevenção do câncer de intestino. No entanto, é a colonoscopia que se destaca como o método mais efetivo para o rastreamento e detecção precoce da doença.

    O Núcleo incentiva todos os servidores, especialmente aqueles dentro dos grupos de risco, a consultarem seus médicos sobre a realização do exame. Este simples passo pode salvar vidas, ao descobrir alterações já no início da doença, quando o tratamento é mais eficaz e as chances de cura são significativamente maiores.

    O NAS reitera que está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer suporte aos servidores que desejam saber mais sobre a prevenção do câncer de intestino e a importância da colonoscopia como ferramenta de rastreamento e lembra que, juntos, podemos tomar medidas proativas para proteger nossa saúde e bem-estar. 


    Por: Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) TRF5





    Mapa do site