• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Joana Carolina receberá prêmio da Embaixada dos Estados Unidos
    Última atualização: 22/03/2024 às 15:23:00



    A desembargadora federal Joana Carolina recebe, no próximo dia 5/04, o Prêmio “Mulheres Brasileiras que Fazem a Diferença 2024”, concedido pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, Fernando Braga. A premiação é um reconhecimento pela atuação de Joana Carolina durante quase 23 anos na magistratura, bem como pela dedicação à Justiça. A solenidade será realizada na sede da Seção Judiciária do Ceará, a partir das 11h.  

    Primeira magistrada de carreira a ingressar no TRF5 pelo critério de merecimento, Joana Carolina disse estar honrada com a homenagem. “É extremamente gratificante receber o reconhecimento pelo trabalho. Confesso que fiquei imensamente honrada quando soube que seria agraciada com o prêmio e espero que sirva como inspiração e incentivo para que as mulheres se sintam plenamente capacitadas para também “fazerem a diferença” em suas respectivas áreas de atuação”, declarou.  

    Joana Carolina 

    Natural do Recife/PE, Joana Carolina é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Direito Público pela mesma instituição. Foi técnica judiciária do TRF5, procuradora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), advogada da União e procuradora da Fazenda Nacional. Ingressou na magistratura federal em 2001, em Pernambuco, e foi promovida a juíza federal titular em 2003, tendo atuado em diversas varas até assumir a 12ª Vara Federal, no Recife. A magistrada também foi diretora do Foro da Seção Judiciária de Pernambuco por três mandatos consecutivos (seis anos) e juíza auxiliar da Presidência do TRF5 em duas gestões, totalizando quatro anos. Antes de ser nomeada desembargadora, era coordenadora do Centro de Inteligência da Justiça Federal em Pernambuco.   

    O ingresso no TRF5 ocorreu em setembro de 2022. Hoje, ela integra a Segunda Seção e preside a Quinta Turma de Julgamento da Corte, além de atuar como coordenadora do Comitê Regional de Incentivo à Participação Feminina no Poder Judiciário e dos Juizados Especiais Federais da 5ª Região.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site