• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Desembargadores Sebastião Vasques e Leonardo Resende recebem título de Cidadãos Honorários de Alagoas
    Última atualização: 18/03/2024 às 18:48:00



    Os desembargadores federais Leonardo Resende Martins e Sebastião José Vasques de Moraes são, agora, cidadãos honorários de Alagoas. Na última sexta-feira (15), em sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado (ALE/AL), foi feita a entrega das honrarias, aprovadas por unanimidade pelos deputados. A proposta de entregar o título de cidadão de Alagoas ao desembargador Leonardo Resende foi do deputado estadual José Wanderley e o deputado Alexandre Ayres propôs a homenagem ao desembargador Sebastião Vasques. A solenidade foi prestigiada pelo presidente e pela vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Fernando Braga e desembargadora federal Germana Moares.  

    Na sua saudação aos homenageados, o deputado José Wanderley destacou que a honraria concedida ao desembargador Leonardo Resende Martins é um ato de grande justiça, por se tratar de um operador do direito responsável por relevantes contribuições para sociedade. Para ele, é uma forma de agradecimento da Casa por seus préstimos ao Estado de Alagoas, ao Direito e à sociedade em geral. “O nosso homenageado, além da competência jurídica, é uma figura extraordinária. Ele foi procurador do nosso Estado e juiz federal, deixando um legado de homem sério e justo”, afirmou o parlamentar. 

    Em seu pronunciamento, o desembargador Leonardo Resende Martins disse se sentir muito honrado com a homenagem e agradeceu à Assembleia Legislativa, em especial ao deputado José Wanderley, pela iniciativa. “Tive o privilégio, por duas vezes, de servir ao Estado de Alagoas profissionalmente: primeiro como procurador de Estado e depois como juiz federal. Foram momentos muito felizes na minha vida, onde recebi muito do Estado e tentei retribuir, embora saiba que ainda estou devendo. Sinto-me honrado em, hoje, me tornar conterrâneo de Graciliano Ramos e Djavan”, declarou. 

    Já o deputado Alexandre Ayres, que propôs a concessão do título de cidadão alagoano ao desembargador Sebastião Vasques, disse que a homenagem visa a honrar o desembargador pelos grandes feitos na magistratura federal, bem como pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Ayres lembrou que o homenageado já ministrou diversos cursos e seminários na área jurídica, além de ter sido diretor do Foro da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) e corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE). “O dr. Sebastião chegou a Alagoas em 1989, ainda no início da Justiça Federal. E posso dizer: é um homem sério, honesto, leal e, acima de tudo, justo. Meus parabéns por toda sua história de luta em prol da Justiça alagoana e brasileira”, destacou. 

    Diante de familiares, parentes e colegas de magistratura, o desembargador Sebastião Vasques agradeceu a concessão do título de cidadão alagoano e disse que a homenagem lhe enche de muita alegria e satisfação. “Grande honraria, que me aproxima ainda mais de alagoanos ilustres como Aurélio Buarque de Holanda, Nise da Silveira, Jorge de Lima, Paulo Gracindo, Pontes de Miranda e tantos outros. Estive aqui trabalhando na Justiça, o que me deu uma visão muito própria deste belo Estado. Hoje, me sinto muito feliz, até porque aqui tive dois filhos, com muito orgulho”, afirmou. 

    No final da solenidade, os homenageados foram presenteados com chapéu de couro, pelo deputado José Wanderley, e por cocadas de Marechal Deodoro, patrimônio imaterial de Alagoas. A solenidade contou com a presença de quase todos os juízes que compõem a JFAL, além do desembargador Ivan Brito, representando o TJ/AL; do secretário do Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; além de desembargadores, juízes estaduais e federais, advogados e familiares dos homenageados.

    Perfis

    Natural de Fortaleza (CE), o desembargador Leonardo Resende Martins é juiz federal desde 2001. Atuou como juiz substituto na 5ª Vara da Seção Judiciária do Ceará (2001-2004); como titular na 1ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas (2004-2009), na 14ª Vara (2009-2015) e 6ª Vara da Seção Judiciária do Ceará (2015-2022); desde 2022 é desembargador federal do TRF5, promovido pelo critério do merecimento. É membro da 6ª Turma e da 2ª Seção de Julgamento. 

    Também atuou como membro titular Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), durante o biênio 2006-2008, e como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), no biênio 2021-2022, sendo designado para atuar como juiz auxiliar da propaganda eleitoral nas eleições de 2022. Leonardo Martins tem diversos artigos publicados, prêmios e comendas recebidas durante sua trajetória jurídica. 

     Já Sebastião Vasques é natural de São Paulo. Juiz federal da JFAL (de abril de 1988 até setembro de 2022); foi juiz titular da 4ª Vara Federal de Alagoas desde a implantação da referida Vara, em 1989, até setembro de 2022, quando tomou posse como desembargador federal do TRF5, onde atua como presidente da 6ª Turma de Julgamento. 

    Sebastião Vasques exerceu, também, os cargos de diretor do Foro da Seção Judiciária de Alagoas; presidente da Turma Recursal Federal de Alagoas por dois biênios; desembargador eleitoral e corregedor regional do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas por mais dois biênios; e membro titular do Conselho Penitenciário do Estado de Alagoas (abril de 2015 a dezembro de 2017). 


    Por: Ascom JFAL (texto e foto)





    Mapa do site