• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Corregedoria da JF5 promove I Semana Regional de Conciliação e Cidadania
    Última atualização: 13/11/2023 às 18:11:00


    Atividades ocorrem de 27 a 30 de novembro. Palestra de abertura será realizada pelo ministro Ribeiro Dantas (STJ)

    Em uma ação inédita e com foco no exercício da cidadania e na prevenção de litígios, a Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) promove, entre os dias 27 e 30 de novembro, a I Semana Regional de Conciliação e Cidadania. As atividades acontecerão em rede, abrangendo todas as Seções Judiciárias vinculadas ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5: Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A abertura oficial será realizada no dia 27, no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Seção Judiciária do Ceará (SJCE), em Fortaleza, às 9h, e contará com a participação virtual do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e transmissão simultânea para os CEJUSCs de cada seccional. Ribeiro Dantas palestrará sobre "Meios alternativos ou meios adequados para a solução de conflitos". O corregedor-regional da JF5, desembargador federal Leonardo Carvalho, coordenará a solenidade. 

    No campo da cidadania, além das audiências de conciliação, serão realizadas ações na área de assistência ao migrante, com atendimento a pessoas oriundas da Venezuela e de outros países, bem como a regularização cadastral e documental quanto a Cédula de Identidade Civil/Registro Geral; Alistamento, Cadastro de Pessoas Físicas e Título de Eleitor. 

    O serviço de assistência a pessoas idosas também estará disponível, com audiências para resolver questões ligadas a empréstimos consignados e pensão por morte de companheiro(a). Da mesma forma, serão atendidas pessoas em situação de fragilidade social que demandam por benefícios sociais pendentes de perícias do INSS. 

    A I Semana Regional de Conciliação e Cidadania contará, ainda, com ações que buscam a prevenção de litígios, como a realização de programas que fomentam a cultura de paz e a apreciação das Reclamações Pré-processuais, que tratam conflitos ainda não judicializados, impactando positivamente na administração judiciária. Entre os temas alvo das negociações estão dívidas referentes a conselhos profissionais. 

    Confira abaixo as principais ações que serão realizadas em cada Seccional, para além das audiências de conciliação:  

    Seção Judiciária de Alagoas (SJAL) 

    Em Alagoas, a previsão é de realização de 230 audiências de conciliação envolvendo Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) e o Conselho Regional de Odontologia (CRO). Além disso, a Seccional contará com ações de cidadania e, em parceria com o Instituto de Identificação, emitirá 70 carteiras de identidade destinadas a quilombolas e indígenas previamente cadastrados junto ao Cejusc. Esses grupos também terão o apoio da Receita Federal, que disponibilizará serviços de emissão de CPF e verificação de pendências relacionadas ao documento.   

    Seção Judiciária do Ceará (SJCE) 

    A SJCE atuará em quatro eixos: assistência ao migrante: regularização documental dos migrantes assistidos pela Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Ceará, sobretudo da etnia Waraó, oriundos da Venezuela; assistência jurídica aos idosos atendidos pela Coordenadoria do Idoso e Defensoria Pública da União, especialmente nos casos de empréstimos consignados não reconhecidos em seus benefícios; assistência à pessoa com deficiência, com agilização de perícias médicas nos processos judiciais em andamento na Justiça Federal do Ceará; além de outras ações de justiça e cidadania.

    Seção Judiciária da Paraíba (SJPB) 

    A SJPB recebe, ao longo da Semana Regional de Conciliação e Cidadania, o Caminhão da Adimplência da Caixa Econômica Federal (CEF), para negociação de dívidas em atraso cm a instituição financeira. O programa visa a reduzir o endividamento da população e, ao mesmo tempo, assegurar o direito constitucional à moradia, na medida em que previne a execução extrajudicial e a perda da casa própria em razão da inadimplência. Além disso, haverá ações dentro do projeto “Conciliador Mirim”, que tem o objetivo capacitar as crianças e adolescentes nas práticas de conciliação e cidadania.  

    Seção Judiciária de Pernambuco (SJPE) 

    Pernambuco contará com as ações dos Projetos Viuvez e Senhores do Campo, que priorizam, respectivamente, as conciliações de processos de pensão por morte na qualidade de esposo(a)/companheiro(a) e as audiências conciliatórias em processos de aposentadorias por idade de segurado especial. Além disso, através do programa Assist/MED serão recebidos laudos médicos para instruir pedidos de benefícios por incapacidade, ainda sem perícias na fase administrativa, cuja deliberação não retirará o segurado da fila de espera, mas apenas viabilizará eventual deferimento independente da realização do exame (aproximadamente 2000 processos administrativos aguardam decisão). 

    Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN)   

    Durante a Semana Regional de Conciliação e Cidadania, a SJRN realizará o Mutirão do SH/SFH (Sistema Financeiro de Habitação) com mutuários do Conjunto Habitacional Cidade Satélite (projeto-piloto de mediação nacional do Superior Tribunal de Justiça - STJ). Outras ações serão realizadas posteriormente, a exemplo do Pop Rua Migrantes, que acontecerá no dia 18 de dezembro.  

    Seção Judiciária de Sergipe (SJSE)  

    Além de apreciar as Reclamações Pré-Processuais que envolvem conselhos profissionais e Caixa Econômica Federal, a Seccional sergipana também vai atuar na esfera social, com ações em um asilo (doações de leite em pó, roupas, alimentos e kits de higiene) e com a regularização e emissão de CPF para grupos vulneráveis. Também está prevista a realização de um mutirão para análise de pedidos de benefícios da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) em asilos e para pessoas em situação de rua. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site