• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TJPE concede Medalha do Mérito Judiciário ao presidente do TRF5
    Última atualização: 05/09/2023 às 13:20:00



    Na manhã desta terça-feira (05/09), o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Fernando Braga, recebeu das mãos do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, mais alta condecoração instituída pela Justiça Estadual. A comenda foi concedida em homenagem aos 201 anos de fundação da Corte pernambucana, em cerimônia realizada no Gabinete da Presidência do TRF5.  A desembargadora federal Joana Carolina e o desembargador federal Leonardo Coutinho, ambos do TRF5, e o desembargador Sílvio Neto Batista, do TJPE, prestigiaram o momento.  

    No discurso de entrega da insígnia, o presidente do TJPE ressaltou o esforço conjunto das duas instituições para a promoção da Justiça. “ É um prazer e uma honra homenagear o desembargador Fernando Braga e todo o TRF5, através dessa medalha. Estamos juntos pelos que têm fome e sede de justiça. Por isso, a homenagem leva o nome de quem sacrificou a vida pela liberdade”, lembrou o desembargador.

    Na mesma linha, o presidente do TRF5 agradeceu, lembrando do bom relacionamento entre as cortes. “Para mim, é uma alegria e uma honra, pelo o que representam tanto o TJPE quanto o patrono da medalha. Agradeço em meu nome e em nome do TRF5, pois essa homenagem demonstra a boa relação entre esses dois tribunais”, destacou Braga.  

    Nunes Machado

    A Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado foi criada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, em 13 de maio de 1985, a fim de homenagear pessoas que tenham se destacado pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça ou pelos seus méritos no campo judiciário. O patrono, desembargador Joaquim Nunes Machado, é uma das figuras mais marcantes da história de Pernambuco. Magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias, identificado com as causas populares, tornou-se mártir do idealismo da liberdade, liderando a Revolução Praieira de 1848.


    Por: Divisão de Comunicação Social TRF5





    Mapa do site