• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 promove curso de Krav Maga para magistradas e servidoras
    Última atualização: 30/05/2023 às 18:06:00



    Se você é mulher, seguramente já teve medo de sair de casa com determinadas roupas ou de andar na rua sozinha. Pensando nisso e alinhada à Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres, a Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 promoveu, nesta terça-feira (30/05), um treinamento de Krav Maga, para magistradas e servidoras da Corte. A iniciativa atende à determinação do Ato da Presidência do TRF5 nº 77/2022.

    O treinamento, ministrado pelo instrutor Thiago Augusto, da Federação Sul Americana de Krav Maga, foi realizado durante todo o dia. Participaram cerca de 30 servidoras, entre elas, Fernanda Teixeira, que considerou a experiência excelente. “Infelizmente, no Brasil, a mulher é mais vitimada que o homem. Hoje, aprendi a, principalmente, manter o equilíbrio entre a técnica e o emocional, a buscar o controle da situação; não se trata de um incentivo para reagir, mas de reagir na hora certa, na medida certa, com proporcionalidade e razoabilidade”, afirmou a servidora. “Acredito que (o curso) deveria ser promovido outras vezes”, sugeriu Fernanda.

    Sobre a técnica - O Krav Maga é uma arte de defesa pessoal israelense, adotada pelas Forças de Defesa de Israel, com objetivo de dar a qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade e do porte físico, as habilidades necessárias para sair de situações de risco ou agressão.

    A Federação Sul Americana de Krav Maga (FSAKM) foi fundada pelo Grão-Mestre Kobi Lichtenstein, em 1990. A sede da FSAKM está localizada no Rio de Janeiro. Atualmente, a FSAKM está presente em 19 estados do Brasil, bem como no México, na Argentina, no Canadá, nos EUA e em Portugal.

    -> Mais informações sobre o Krav Maga e sobre a FSAKM podem ser obtidas em www.kravmaga.com.br.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site