• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 promove evento em homenagem ao Dia das Mães
    Última atualização: 09/05/2023 às 18:01:00



    Harmonia, autocuidado, empoderamento, necessidade de pausas. A importância de refletir sobre essas ações, cada vez mais necessárias nas rotinas das mães dos dias atuais, foi um dos pontos que marcou as comemorações em homenagem ao Dia das Mães no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. O evento, realizado na tarde desta terça-feira (9), contou com palestra, apresentação cultural, sorteio de brindes, lanche e serviço de massagem relaxante.

    A abertura da programação contou com a presença do presidente da Corte, desembargador federal Fernando Braga. O magistrado falou da alegria de participar do evento e aproveitou para homenagear a mãe. “Minha mãe é meu guia maior. O critério que guiou minhas decisões mais importantes foi se ela ia ou não se orgulhar daquela escolha, daquela decisão”, revelou Braga.

    Em seguida, a vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes, palestrou sobre “Harmonia: empoderamento e autocuidado das mulheres. O novo paradigma da Mãe Terra”. Citando o filósofo, teólogo, escritor e professor Leonardo Boff e o Dia Internacional da Mãe Terra (22 de abril), Germana traçou um paralelo entre a figura materna, que amamenta, que nutre, que cuida, com a Terra, fundamental para a humanidade.  A magistrada falou do autocuidado e da necessidade de realizar pausas. “Tem sido muito criticado, na nossa sociedade, o cansaço. Há a necessidade de pausa. Pausa para ouvir uma música, para abraçar um filho, para encontrar com os amigos, para olhar para si próprio. A vida não é feita só de trabalho; a vida não é feita só de maternidade. A vida tem muitas dimensões e cada um é responsável por essa harmonia”, avaliou.

    A bailarina Amanda Lima, primeira pessoa com Síndrome de Down do Norte e Nordeste a dançar com sapatilha de ponta, foi a convidada para a apresentação cultural da programação. Amanda se apresentou ao som da canção “Obrigado, mãe”, da cantora Naiara Azevedo.

    O evento encerrou com sorteio de brindes e lanche para as participantes.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site