• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 aplica pesquisa para analisar impactos do Programa Justiça 4.0
    Última atualização: 24/02/2023 às 12:19:00


    Tribunal integra projeto-piloto do CNJ, que busca realizar diagnóstico sobre o uso de tecnologias no Judiciário

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 disponibiliza, de hoje (24/02) até o próximo dia 03/03, uma pesquisa sobre o impacto da implementação dos Núcleos de Justiça 4.0, Balcão Virtual e Juízo 100% Digital no âmbito da 5ª Região. A ação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentro do Programa Justiça 4.0, com o objetivo de gerar evidências sobre o impacto da efetivação das políticas tecnológicas do Programa na criação de novos fluxos, processos e formas de trabalho nos tribunais do país, além de medir resultados sobre seus efeitos na promoção da eficiência, efetividade e economicidade para o Poder Judiciário. 

    A primeira fase do estudo terá caráter de teste, com aplicação de questionários no TRF5 (e Seções Judiciárias vinculadas), no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14) - realizada no último mês de janeiro - e no Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP). Após a conclusão dos projetos-piloto nas três Cortes, a pesquisa será aplicada em outros 84 Tribunais do país.  

    O questionário é on-line e conta com 15 questões, destinadas a servidores(as), colaboradores(as) e magistrados(as). O formulário aborda temas como mudanças decorrentes da implementação do Balcão Virtual, Juízo 100% Digital e Núcleos de Justiça 4.0; iniciativas implantadas para garantir acesso aos excluídos digitais; virtualização do processo e congestionamento de processos durante a pandemia da Covid-19; recepção da Resolução do CNJ nº 481/2022 (retorno ao trabalho presencial) pelos jurisdicionados e pelos advogados; e mudanças no arranjo e uso de espaços físicos. 

    A participação do corpo funcional da Justiça Federal da 5ª Região é fundamental para que o CNJ realize um diagnóstico completo e eficiente sobre o impacto das políticas relativas ao Programa Justiça 4.0 

    Participe da Pesquisa de Percepção -  servidores(as), colaboradores(as) e magistrados(as)

    Programa de Justiça 4.0 

    O Programa Justiça 4.0 consiste em disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial para os(as) cidadãos(ãs), tornando o Judiciário brasileiro mais próximo da sociedade e impulsionando a transformação digital para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site