• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Desembargador federal Vladimir Carvalho lança livro sobre Euclides Paes Mendonça
    Última atualização: 12/01/2023 às 17:25:00



    O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 Vladimir Souza Carvalho lança, no próximo dia 18 de janeiro, na Biblioteca Pública Epiphanio Dória, em Aracaju/SE, o livro “Euclides Paes Mendonça: um político do passado (ensaios, crônicas e anedotas)”.  No dia 19/01, a obra também será lançada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana/SE, cidade natal do magistrado. 

    Dividido em nove capítulos, o livro foca a trajetória política do líder udenista de Itabaiana, Euclides Paes Mendonça, no período de 1947, quando ingressa na política, a 1963, ano em que foi assassinado. Trata-se de um longo retrato daqueles tempos, durante os quais Vladimir Carvalho acompanha o cenário eleitoral da época e expõe, ainda, o ambiente de sua terra, com mergulhos na história sergipana. Para escrever a obra, o autor também se valeu de seus conhecimentos pessoais, já que vivenciou grande parte dos fatos narrados.    

    Desembargador federal desde 2008, Vladimir Carvalho é atualmente presidente da Quarta Turma e da Segunda Seção do TRF5. É autor de outras obras sobre a história municipal de Itabaiana, além de contista e poeta. Também é de sua autoria o livro "Dom Casmurro: a história que Machado de Assis escondeu", no qual levanta outras hipóteses sobre o adultério que Bentinho atribuiu a Capitu. Carvalho também escreve sobre Direito e é cronista, com publicação semanal nos jornais Diário de Pernambuco e Correio de Sergipe. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site