• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Quinta Turma do TRF5 faz sessão com composição 100% feminina
    Última atualização: 29/11/2022 às 16:57:00



    A sessão telepresencial da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 realizada nesta terça-feira (29) representou um marco histórico para o protagonismo feminino na Corte. O órgão julgador teve uma composição exclusivamente feminina, com as desembargadoras federais Joana Carolina Lins Pereira (presidente), Cibele Benevides Guedes da Fonseca e Danielli Farias Rabelo Leitão Rodrigues (convocada, em substituição ao desembargador federal Francisco Alves dos Santos Júnior). Essa também foi a primeira sessão da desembargadora federal Cibele Benevides, que tomou posse na última quarta-feira (23).

    Também participaram da sessão, em alguns julgamentos, o desembargador federal Leonardo Coutinho – que substituiu a presidente em um caso de impedimento – e o juiz federal Marco Bruno Miranda – que atuou na relatoria dos processos distribuídos para o gabinete hoje ocupado pela desembargadora federal Cibele Benevides, antes da chegada da titular.

    A realização de uma sessão de Turma composta apenas por mulheres não é algo inédito no TRF5. Entretanto, isso não acontecia desde a época em que a desembargadora federal emérita Margarida de Oliveira Cantarelli integrava o Tribunal. De março de 2014, quando ela se aposentou, até setembro deste ano, o Tribunal passou por um período de formação exclusivamente masculina.

    Atualmente, o TRF5 conta com três mulheres em sua composição: as desembargadoras federais Joana Carolina, Cibele Benevides (que atuam na Quinta Turma) e Germana Moraes (integrante e presidente da Sétima Turma). Elas tomaram posse este ano, ocupando três das vagas criadas na recente ampliação da Corte.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site