• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • NAS reforça importância de medidas de prevenção contra a Covid-19
    Última atualização: 10/11/2022 às 15:54:00



    Diante das notícias de novo aumento do número de casos confirmados de Covid-19 em Pernambuco e no país, assim como do surgimento de alguns casos confirmados entre os servidores do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, a equipe médica do Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) da Corte reforça a importância das medidas de prevenção.

    Algumas ações são especialmente necessárias, como o impedimento da entrada nas dependências do TRF5 de qualquer pessoa com sintomas respiratórios e o uso de máscaras pelos contactantes de sintomáticos, assim como pelas pessoas pertencentes aos grupos de risco para evolução grave no caso de Covid. 

    No último dia 3/11, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE) publicou notícia sobre o aumento na procura e também na positividade para a Covid-19, nos centros de testagem estaduais, enfatizando a importância de avançar na vacinação, já que pessoas não imunizadas ou com esquema atrasado podem gerar bolsões suscetíveis ao vírus, inclusive às formas graves.  

    O tempo de isolamento dos casos sintomáticos respiratórios, assim como dos casos assintomáticos com confirmação laboratorial de COVID-19, deve ser de 7 dias, de acordo com protocolos do Ministério da Saúde e da SES/PE. 

    Regras de isolamento 

    POSITIVO para COVID–19 e COM SINTOMAS: 07 DIAS DE ISOLAMENTO + 24 horas SEM sintomas. 

    POSITIVO para COVID–19 e SEM SINTOMAS: 07 DIAS DE ISOLAMENTO. 

    NEGATIVO para COVID–19 e COM SINTOMAS: 07 DIAS DE ISOLAMENTO + 24 horas SEM febre (caso provável de Influenza). 

    OBS: não é necessário realizar novo teste para sair do isolamento. 

    Orientações sobre conduta 

    Em relação à conduta nos setores de pessoas confirmadas com Covid-19, a equipe médica do NAS sugere: 

    - Se houver 1 (um) caso confirmado no setor, todos do setor em trabalho presencial devem usar máscaras por 10 dias a contar do último dia de comparecimento do caso no setor; 

    - Havendo 2 ou mais casos confirmados de Covid-19 no mesmo período num setor, a equipe médica do NAS sugere a suspensão de todas as atividades presenciais por 7 dias a contar do último dia de comparecimento do caso no setor, prazo que poderá ser prorrogado se outras pessoas da área desenvolverem sintomas. 

    Tendo conhecimento de casos confirmados de Covid-19 no TRF5, a equipe médica do NAS enviará comunicação por e-mail à chefia do respectivo setor, para informar e sugerir uma das medidas acima, de acordo com o número de casos confirmados na área.  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 / Núcleo de Assistência à Saúde (NAS)





    Mapa do site