• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JF5 lança cartilha sobre os direitos da pessoa com deficiência
    Última atualização: 19/09/2022 às 12:57:00


    Material abre a programação da I Semana de Acessibilidade e Inclusão

    A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) lança, nesta segunda-feira (21), a publicação "Direito à Inclusão: uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência”. A divulgação do material inaugura uma série de ações que estão previstas para a I Semana de Acessibilidade e Inclusão, promovida pelas Comissões Permanentes de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 e das Seções Judiciárias vinculadas.  

    A publicação faz parte de uma campanha regional de sensibilização sobre questões como respeito à diversidade e promoção de oportunidade para todas as pessoas, independente de sua condição individual. Fruto de um trabalho coletivo, o material contou com colaboração de servidores e servidoras com deficiência. 

    Com linguagem simples e ilustrações com textos descritivos, a cartilha apresenta conceitos referentes ao tema e informações sobre os direitos da pessoa com deficiência, como à educação, ao trabalho, à acessibilidade e à saúde. Além disso, o leitor encontrará várias dicas de inclusão, com orientações sobre como combater o preconceito e o capacitismo. 

    Acesse a cartilha "Direito à Inclusão: uma cartilha sobre os direitos das pessoas com deficiência”. 

    Programação 

    Com o tema “Acolhendo a Diversidade: o protagonismo da pessoa com deficiência”, a I Semana de Acessibilidade e Inclusão tem início hoje (21) e segue com atividades presenciais e on-line até a sexta-feira (23). Além do lançamento da cartilha, a programação contará com palestras que irão abordar temas como capacitismo, desafios das pessoas com deficiência e gestão da acessibilidade, bem como realização de uma oficina com pessoas com deficiência de toda a 5ª Região e realização de atividades locais em cada Seccional.  

    Campanha Solidária 

    Uma campanha solidária também faz parte do conjunto de ações que serão desenvolvidas durante a Semana. Até o final do mês de setembro, serão recebidas doações que serão destinadas às reformas da sede da Casa Donem - Associação dos Familiares e Amigos dos Portadores de Doenças Neuromusculares. Os valores poderão ser doados através de pix ou transferência bancária. Os comprovantes  devem ser enviados para o e-mail da servidora do TRF5 Luciana Marques (lpmarques@trf5.jus.br). 

    Dados para doação: 

    Banco: 336 - Banco C6 S.A.  

    Agência: 0001  

    Conta corrente: 19821820-6  

    CNPJ: 18.630.824/0001-00  

    Nome: DONEM-PE  

    Pix : contato@donem.com.br  

    Confira abaixo a programação completa da I Semana de Acessibilidade e Inclusão: 

     

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5



    Mapa do site