• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Integrantes da JF5 se reúnem para o “Dia da Inovação”
    Última atualização: 14/09/2022 às 18:20:00



    Em que momento a Justiça Federal da 5ª Região (JF5) abraçou o tema inovação? Quais os trabalhos que são desenvolvidos nessa área? Quais os projetos para o futuro? Esses foram alguns dos pontos abordados durante o “Dia da Inovação”, realizado nesta quarta-feira (14), na sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. O evento, que também foi transmitido on-line, contou com a participação de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da JF5 que, em um clima bastante descontraído, compartilharam experiências sobre os aspectos ligados à inovação. A atividade foi uma extensão do HubJus - Curso de Formação de Laboratoristas de Inovação da JF5, realizado de setembro a dezembro de 2021, e conta com a parceria da WeGov, empresa de aprendizagem e inovação no setor público.  

    O juiz federal auxiliar da Presidência, Marco Bruno Miranda, abriu a programação com um bate-papo sobre a Rede de Inovação da JF5, as principais conquistas e os desafios futuros. O diretor do Foro da Justiça Federal no Ceará (JFCE), juiz federal Alcides Saldanha, a vice-diretora do Foro da JFCE, juíza federal Gisele Sampaio, e o juiz federal Júlio Coelho (JFCE) foram os convidados, falando sobre o movimento de inovação não apenas na Seccional cearense, mas na 5ª Região como um todo. 

    Em seguida, o diretor de gestão estratégica do TRF5, Magnus Medeiros, apresentou as regras para o Prêmio Ridalvo Costa de Inovação, uma homenagem ao primeiro presidente do TRF5. O Prêmio visa a fomentar e estimular as iniciativas de inovação na 5ª Região, bem como reconhecer as que mais se destacaram entre os órgãos da JF5, durante todo o ano de 2022. Serão quatro categorias: Órgão Inovexado da JF5; Laboratório de Inovação Top JF5; Equipe Exponencial de Inovação JF5; e Instituição Parceira em Inovação da JF5 em Rede. Os vencedores serão anunciados em novembro. Dúvidas sobre a premiação podem ser enviadas para o e-mail premio.inovacao@trf5.jus.br . 

    A programação da manhã encerrou com uma conversa sobre qual o legado que o Prêmio Ridalvo Costa vai deixar, de forma a garantir a continuidade da inovação na JF5. Além de Marco Bruno Miranda, participaram os juízes federais Leonardo Resende (JFCE), Bruno Teixeira (JFPB) e Hallison Bezerra (JFRN);  a juíza federal Polyana Falcão (JFPE), além da diretora de Negócio da WeGov, Gabriela Tamura. 

    A segunda etapa das atividades foi marcada pelas apresentações dos projetos desenvolvidos pelas equipes de laboratoristas da JF5. De forma bem humorada, seja com a exibição de um vídeo, com apresentação teatral ou com a leitura de um cordel, servidoras e servidores expuseram suas inciativas em cada Seção Judiciária.  

    O “Dia da Inovação” encerrou com o lançamento do livro “HubJus”, publicação na qual os participantes do Curso de Formação, realizado de agosto a dezembro de 2021, relataram suas trajetórias de criação dos projetos inovadores. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site