• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 lança Programa Ser Digital
    Última atualização: 09/09/2022 às 13:26:00


    Programa inaugura projeto da Justiça Federal da 5ª Região de inserção no metaverso

    Na Era da Informação, para além das competências técnicas e funcionais, tem sido cada vez mais necessário o desenvolvimento de competências digitais. Atento a isso, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 concebeu o programa “Ser Digital”, iniciativa que visa a promover experiências e vivências virtuais para magistrados, servidores e jurisdicionado, com o objetivo de facilitar o desenvolvimento de tais habilidades focadas nos serviços prestados e no cidadão. 

    O Ser Digital será lançado no próximo dia 15, com evento de imersão de 6h nos conceitos, tendências, ecossistema do Poder Judiciário, possibilidades e necessidades para a estruturação do metaverso da Justiça Federal da 5ª Região. A atividade será presencial, das 9h às 17h na Sala Capibaribe do TRF5 (1º andar do edifício-sede da Corte), e totalmente transmitida pelo canal do Tribunal no YouTube.  

    “Ser competente digitalmente ultrapassa a habilidade de operar tecnicamente um dispositivo eletrônico, acessar redes e informações; contempla a utilização segura e crítica das tecnologias no trabalho e na vida pessoal, mediante o uso de recursos para a obtenção de dados, realizar a sua avaliação, prover o armazenamento, produzir, apresentar e cambiar informações, seja com o objetivo de comunicar, aprender, compartilhar ou integrar redes de cooperação digital”, afirma Magnus Henrique Medeiros, assessor de Planejamento da Presidência do TRF5.  

    Segundo o portal das competências digitais da União Europeia, “o domínio destas habilidades é essencial para que os usuários possam adquirir as competências digitais necessárias para o sucesso no local de trabalho e para desempenharem um papel ativo como cidadãos confiantes”.  

    Na primeira etapa do projeto, que será concluída até o final de novembro deste ano, será concebido protótipo de um ambiente no metaverso, com descrição de especificações e características definidas a partir da experiência de usuários - magistrados, servidores e jurisdicionados - que participarão de um processo colaborativo de construção do saber organizacional aplicado ao ambiente virtual capaz de desenvolver as competências digitais da JF5.   

    Associado ao metaverso, será desenvolvida uma aplicação voltada à promoção da gestão do conhecimento e das competências digitais da JF5. 

    ODS 4 e Meta 9 

    O Programa Ser Digital está alinhado à Meta 9 de 2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), “Estimular a Inovação no Poder Judiciário”, e ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 04, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), “Educação de Qualidade”. 

    O projeto também busca impactar de forma direta nos seguintes objetivos estratégicos da JF5: Facilitar o acesso à Justiça; humanizar a jurisdição virtual e torná-la inclusiva; aprimorar as políticas e diretrizes de gestão de pessoas; aprimorar a Gestão do Conhecimento Organizacional; e incentivar a inovação institucional como forma de prover novas soluções que otimizem os resultados organizacionais 

    Metaverso  

    O metaverso é uma rede de mundos virtuais que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado. Trata-se do futuro da internet, em que a finalidade é replicar a realidade (aumentada), promovendo conexões sociais e aprendizado nesse ambiente virtual. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site