• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 emite nota de pesar pela morte do desembargador federal emérito Ubaldo Ataíde
    Última atualização: 07/07/2022 às 09:39:00



    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 expressa o mais profundo pesar pelo falecimento, na madrugada desta quinta-feira (7), do desembargador federal emérito Ubaldo Ataíde Cavalcante, 83 anos. O desembargador estava internado no Hospital Português, em decorrência de problemas no coração. O velório será realizado no edifício-sede do TRF5, das 12h às 15h, e o sepultamento será hoje, às 16h30, no cemitério Morada da Paz, em Paulista/PE. 

    “Ubaldo Ataíde Cavalcante foi um exemplo de dedicação à Justiça neste Tribunal. O seu exemplo permanecerá, de forma constante, entre nós, desembargadores. Lamentamos profundamente o seu falecimento”, disse o presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre.  

    Em reconhecimento à importância do desembargador emérito para o TRF5, a Presidência da Corte decretou luto oficial de 03 (três) dias e manifesta toda a solidariedade aos familiares e amigos de Ubaldo Ataíde, particularmente à esposa, Ana Kércia Cavalcante Padilha, e aos filhos e netos. 

    Um servidor público - Natural de Correntina/BA, Ubaldo Ataíde era bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UNB). Ingressou na Justiça Federal em setembro de 1984, para a qual deixa um legado de devoção ao Direito e ao serviço público: foi aprovado em diversos concursos e ocupou vários cargos, a exemplo de agente fiscal de tributos da Secretaria de Finanças do Governo do Distrito Federal, defensor público do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF), promotor substituto do MPDF e procurador da República.  

    Na Justiça Federal, foi diretor de Foro da Seção Judiciária da Paraíba e de Pernambuco por diversas vezes, antes de ser promovido, pelo critério de antiguidade, em novembro de 1997, para o cargo de desembargador federal do TRF5.  

    No TRF5, ocupou os cargos de presidente da Primeira Turma, diretor da Revista e vice-presidente (biênio 2001/2003). O desembargador emérito também foi membro da Comissão do IV Concurso de Juiz Federal Substituto da 5ª Região. 

    No ano de 2002 seu trabalho foi especialmente reconhecido: entre agosto e outubro, recebeu a Medalha do Pacificador, conferida pelo Comando do Exército Brasileiro; o título de Cidadão Pernambucano; e a Ordem Mérito Aeronáutico. 

    Edilson Nobre 

    Presidente do TRF5


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site