• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Racismo institucional é tema de palestra promovida pelo NAS
    Última atualização: 18/05/2022 às 17:15:00



    O Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 promoverá, no próximo dia 30 de maio, das 15h às 17h, a palestra “Saúde é Ambiente Livre de Racismo”. O evento, que tem como público-alvo magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) da Corte, acontecerá na Sala Capibaribe, com transmissão simultânea pelo canal do TRF5 no YouTube

    A palestra será ministrada pela promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Irene Cardoso de Sousa. Ela integra o Grupo de Trabalho sobre discriminação racial do MPPE, que contribuiu com a publicação “No país do racismo institucional - Dez anos de Ações do GT Racismo do MPPE", e é mestranda em Saúde Pública, pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A mediação do debate será feita pela servidora Arthemísia Santiago, lotada no Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5. 

    Política de Atenção Integral à Saúde 

    A ação do NAS tem o objetivo de oferecer espaços de conhecimento e enfrentamento de situações de racismo institucional. A iniciativa está alinhada à Política de Atenção Integral à Saúde de magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário, instituída pela Resolução nº 207/2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

    O normativo define “saúde” como completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de doenças. Por conta disso, reforça o NAS, situações que envolvam assédio moral, assédio sexual, discriminação racial e/ou de gênero, violência física ou psicológica são consideradas como fatores que podem desencadear adoecimento físico e mental.  

    Inscrições 

    Interessados em acompanhar o debate devem garantir suas inscrições enviando um e-mail para: cursos@trf5.jus.br.  

    Durante a transmissão do evento, será disponibilizado um link para registro de presença dos participantes. 

    Palestra Saúde é Ambiente Livre de Racismo 

    Data: Dia 30/05 

    Horário: das 15h às 17h 

    Local: Sala Capibaribe e transmissão pelo YouTube 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site