• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Participantes do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário visitam Memorial do TRF5
    Última atualização: 13/05/2022 às 16:40:00



    O Memorial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 recebeu, na tarde desta sexta-feira (13/05), a visita de três participantes do II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Elas foram recepcionadas pela diretora do Núcleo de Gestão da Memória do TRF5, Nancy Freitas, a diretora do Núcleo de Gestão Documental, Lúcia Carvalho, e a supervisora da Seção de Memória e Documentação do Tribunal, Maria Carolina Castelo Branco.

    Além do Memorial do TRF5, localizado no térreo do edifício-sede, as visitantes conheceram o Memorial Ministro Djaci Falcão, instalado na sala da Presidência, no 15º andar. Elas foram guiadas por Nancy Freitas, que apresentou, minuciosamente, cada um dos espaços, e falou sobre o material exposto.

    Responsável pelo Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT81), em Goiás, Ariony Chaves de Castro destacou que a troca de experiência entre pessoas que atuam na preservação da memória do Poder Judiciário tem sido muito rica. A relevância desse compartilhamento para a preservação da história do Judiciário nos diversos ramos também foi destacada por Ana Lúcia Cunha, gerente de acervos do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC): “é importante conhecer o memorial de um órgão diferente, que também busca essa preservação, essa difusão da história do Judiciário”, pontuou.

    O acervo, a organização e a apresentação do Memorial do TRF5 foram bastante elogiados pelas visitantes. Para Ana Rosa de Sá Barreto, Coordenadora de Gestão Documental e Memória do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o espaço é muito rico em informações, memória e história. “Eu não conhecia esse memorial e fiquei impressionada pela qualidade, pelo trabalho desenvolvido aqui”, declarou.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site