• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • 4º Seminário Mulheres no Sistema de Justiça debate a situação feminina no Poder Judiciário e julgamentos com perspectiva de gênero
    Última atualização: 06/05/2022 às 16:28:00



    Nos dias 9 e 10 de maio, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) promove o 4º "Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias", a ser realizado em Brasília, no auditório do Brasília Palace Hotel (DF). O evento será realizado de forma presencial e virtual e poderá ser acompanhado pelo canal da Ajufe no Youtube (/TVAJUFE).

    A abertura, na segunda-feira (9/5), a partir das 18h30, conta com palestra magna proferida pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, sobre a participação feminina no Poder Judiciário.

    Na sequência, a Comissão Ajufe Mulheres, em parceria com a Universidade de Oxford, apresenta o resultado da pesquisa “Diversidade nas Cortes Constitucionais”, estudo que pode ser acessado na página da Comissão (https://ajufe.org.br/comissao-ajufe-mulheres).

    O segundo dia do encontro será voltado ao debate sobre julgamentos com perspectiva de gênero. Os painéis serão divididos em quatro subtemas: visão geral; Direito Penal; Direito Social; e questões LGBTQIA+.

    Esses debates têm como pano de fundo o “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero” elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em acordo à Resolução n. 128/2022, e que contou com a contribuição de membros da Comissão Ajufe Mulheres para a sua elaboração.

    Confira a programação completa do 4º Seminário Mulheres no Sistema de Justiça


    Por: Ascom/Ajufe





    Mapa do site