• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Prêmio de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região recebe o nome de Ridalvo Costa
    Última atualização: 05/05/2022 às 16:56:00



    O Prêmio de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região receberá o nome de Ridalvo Costa, em homenagem ao primeiro presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. O desembargador federal emérito ocupou o cargo na Presidência do TRF5 nos anos de 1989 e 1990, período em que estruturou e aprimorou a nova Corte, criada após a promulgação da Constituição Federal de 1988. A Portaria nº 72/2022, da Presidência do Tribunal, que institui o nome da premiação, destaca que o magistrado foi um dos fundadores dos valores da Justiça Federal da 5ª Região (JF5).   

    O Prêmio de Inovação Ridalvo Costa pretende fomentar e estimular as iniciativas de inovação na 5ª Região e reconhecer as que mais se destacaram entre os órgãos da JF5, durante todo o ano de 2022.  

    Além da denominação do prêmio, o normativo também define as categorias, os critérios e as pontuações paras as iniciativas e times que concorrerão na edição de 2022. Serão quatro categorias:  Órgão Inovexado da JF5; Laboratório de Inovação Top JF5; Equipe Exponencial de Inovação JF5; e Instituição Parceira em Inovação da JF5 em Rede. A categoria Órgão Inovexado da JF5, por exemplo, reconhecerá os dois primeiros colocados que obtiverem o maior número de pontos nas categorias Laboratório de Inovação TOP JF5 e Equipe Exponencial de Inovação JF5. 

    Já para a avaliação da categoria Laboratórios de Inovação Top JF5, foram definidas pontuações para critérios como “instituir o Laboratório de Inovação como locus e espaço de curadoria das práticas inovadoras”; “obtenção do Selo JF5 em Rede em práticas concebidas no laboratório de inovação”; “formação de laboratoristas de inovação”; e participação do laboratório de inovação na concepção, desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras em rede com outros órgãos da JF5”. 

    Embora a coleta de informações para a avaliação e consequente premiação dos órgãos tem previsão de ocorrer no último bimestre de 2022, para obter êxito no Prêmio Ridalvo Costa, os órgãos que integram a JF5 precisarão cumprir uma agenda de desafios ao longo de todo o ano. 

    A divulgação do resultado final do Prêmio acontecerá no dia 16 de dezembro. A Comissão Julgadora é constituída pelos magistrados que integram a Rede de Inovação da 5ª Região. 

    Confira a íntegra da Portaria nº 72/2022


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5



    Mapa do site