• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Representantes da ALRN visitam Memorial do TRF5
    Última atualização: 19/04/2022 às 15:45:00



    Uma comitiva com integrantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) realizou uma visita técnica, na manhã desta terça-feira (19), ao Memorial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. O objetivo foi conhecer o espaço e trocar experiências, já que a instituição potiguar desenvolve um projeto de reformulação do seu Memorial. 

    A equipe da ALRN foi recebida pelo desembargador federal Élio Siqueira Filho, que integra a Comissão de Gestão da Memória da Justiça Federal da 5ª Região, pelo juiz federal auxiliar da Presidência, Marco Bruno Miranda, e pela diretora do Núcleo de Gestão da Memória do TRF5, Nancy Freitas, que falou sobre o espaço, desde a concepção até a finalização do projeto. Já Elio Siqueira destacou que “a ideia foi oferecer um espaço interativo, para manter a história e homenagear pessoas que fazem ou fizeram parte da Corte”. Após a apresentação do Memorial, os visitantes conheceram a estrutura do espaço e visitaram, também, o Memorial Ministro Djaci Falcão, localizado no 15º andar do edifício-sede. O local é uma homenagem ao magistrado, que dá nome ao prédio do TRF5. 

    Também acompanharam a visita a diretora-geral do TRF5, Telma Motta, o diretor da Secretaria Administrativa, Marcelo Nobre, o diretor da Subsecretaria de Infraestrutura e Administração Patrimonial (SIAP), Vladislave Leite, a supervisora da Seção de Memória e Documentação do TRF5, Maria Carolina Castelo Branco, o museólogo que participou do projeto do Memorial do TRF5, Albino Oliveira, e Maluh Marinho, arquiteta do TRF5. 

    Memorial do TRF5 – O Memorial do TRF5 foi inaugurado em março de 2019, como parte das comemorações pelos 30 anos da Corte. O espaço conta com painéis explicativos sobre o organograma do Poder Judiciário; uma linha do tempo com os principais fatos que marcaram a história do Tribunal; monitores touch screen, com a biografia dos desembargadores, jurisdição do TRF5, solenidades de posse e de concessão da Medalha Pontes de Miranda; um espaço experimental, onde o público pode vestir uma toga e fazer um registro fotográfico como se estivesse no Pleno; além de placas de premiações e objetos que eram utilizados pela Corte em seus primeiros anos de existência, como a roleta para distribuição de processos.  

    Recentemente, o Memorial ganhou mais um ambiente: a reprodução da sala do desembargador federal emérito Ridalvo Costa, primeiro presidente da Corte. O local conta com alguns objetos que foram utilizados pelo magistrado em 1989, como mesa e cadeira.  

    O Memorial é aberto para visitação. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site