• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • TRF5 celebra, nesta quarta (30), 33 anos de história
    Última atualização: 29/03/2022 às 19:11:00


    Tribunal apostou, nos últimos anos, em tecnologia e capacitação da força de trabalho

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 celebra,  nesta quarta-feira (30), mais um ano de história. São mais de três décadas buscando aprimorar os serviços prestados aos jurisdicionados, em sintonia com o que há de mais atual na área de tecnologia, gestão de processos e de pessoas. Inovação, por sinal, tem sido, nos últimos anos, a palavra de ordem na Justiça Federal da 5ª Região (JF5). De forma exitosa, o TRF5 tem conseguido investir em projetos ousados, estabelecer parcerias sustentáveis, promover ações voltada aos bem-estar de magistrados(as) e servidores(as), além de se adaptar às novas dinâmicas de trabalho. 

    Em dois anos de pandemia, o TRF5 nunca parou. Mesmo diante das restrições sanitárias, capacitou sua força de trabalho e investiu em ferramentas e soluções tecnológicas. Com a Resolução nº 31/2021, por exemplo, disciplinou as sessões presenciais, telepresenciais e virtuais, ampliando o teletrabalho. Em 2022, 60% dos servidores das áreas administrativa e judiciária do Tribunal já desenvolvem suas atividades laborais em regime híbrido, trabalhando, alguns dias da semana, de forma remota e, em outros, presencialmente.  

    Para o presidente da Corte, desembargador federal Edilson Nobre, que comemora um ano de gestão junto com os 33 anos do Tribunal, o TRF5 tem acertado no cumprimento da sua missão. “O mais importante é que estas ações têm como objetivo a satisfação da prestação jurisdicional que é buscada pelos cidadãos e pela sociedade”, destacou.  

    Ao se adaptar às novas condições de trabalho, a 5ª Região continua em busca da excelência na prestação de seus serviços. Em 2021, segundo levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a JF5 apresentou um dos melhores índices de produtividade e eficiência do Poder Judiciário brasileiro: 79% do IPC-Jus.  

    Apostando, também, em ideias inovadoras, TRF5 lançou um programa que impulsiona a cultura de inovação tecnológica entre magistrados e servidores, tanto na Corte quanto nas Seções Judiciárias vinculadas, além formar laboratoristas de inovação em toda a 5ª Região. Para chancelar projetos e ações de impactos regionais ou nacionais, a Corte criou, ainda, o “Selo JF5 em Rede”, assim como intensificou ações de integração com o judiciário Estadual, por meio do programa criado pelo CNJ, o Justiça 4.0, trocando boas práticas da Justiça Digital para atender com mais eficácia o jurisdicionado.  

    Cidadania e sustentabilidade - Graças aos investimentos em tecnologia, o serviço e atendimento ao cidadão, partes e advogados também foram ampliados. É o caso do “Balcão Virtual”, instituído durante a pandemia e em funcionamento até hoje, que permite o atendimento ao público externo, por meio da plataforma Zoom. Há, ainda, o “Simplifica”, sistema que possibilita aos usuários indicar a preferência entra as agências bancárias do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal que desejam receber os valores de Requisições de Pequenos Valor e Precatórios. 

    Além disso, em 33 anos de existência, o TRF5 vem investindo, cada vez mais, em projetos sustentáveis. Em parceria com Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), implantou três usinas fotovoltaicas. Uma delas conta com 150 placas solares, instaladas em uma área de 290 m², na coberta do prédio anexo ao edifício-sede do TRF5. O equipamento tem capacidade de gerar 60 kW/ano e proporcionar uma economia de 104 MWh/ano ao Tribunal, o que significa uma redução de R$ 35 mil no custo anual de energia elétrica da instituição. 


    Por: Divisão de Comunicação Social - TRF5





    Mapa do site