• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • CJF inicia inspeção ordinária no TRF5
    Última atualização: 13/09/2021 às 17:00:00



    O Conselho da Justiça Federal (CJF), através da Corregedoria-Geral, iniciou, nesta segunda-feira (13), os trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. As atividades serão realizadas na modalidade presencial, até a sexta-feira (17), com inspeções na Presidência, na Vice-Presidência, na Corregedoria Regional, no gabinete dos desembargadores federais, além de outras 13 unidades. 

    O presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, abriu a solenidade e deu as boas-vindas à equipe de magistrados e servidores responsáveis pelos trabalhos de inspeção. “É uma satisfação para todos os que fazem a Justiça Federal da 5ª Região receber, mais uma vez, integrantes do CJF. Desejo a todos um bom trabalho e uma feliz estada na capital pernambucana”. Nobre também falou sobre a retomada gradual das atividades na Corte. “Não posso deixar de falar da minha felicidade em ver o Tribunal aberto, mesmo que não inteiramente. A inspeção presencial do CJF mostra que o TRF5 está pronto para, aos poucos, retormar as atividades normais”, garantiu o magistrado.

    Representando o corregedor-geral  da Justiça Federal ministro Jorge Mussi, o juiz federal auxiliar da Corregedoria-Geral, João Batista Lazzari, salientou a importância dos trabalhos de inspeção. “A fiscalização, o controle e a orientação normativa, atividades legalmente conferidas à Corregedoria-Geral da Justiça Federal, serão realizadas sob a perspectiva de auxiliar o TRF5, que conta com elevado prestígio, a reforçar sua obstinada busca por resultados sempre melhores a bem dos seus jurisdicionados . Nosso objetivo consiste em, juntos, buscarmos soluções e contribuir para o aperfeiçoamento de alguns procedimentos e práticas, respeitando a autonomia do Tribunal e zelando sempre pela prestação jurisdicional célere, responsável e eficiente”, destacou.

    Em seguida, o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF5, Marco Bruno Miranda, apresentou à equipe do CJF alguns projetos do TRF5. Acompanhado pela diretora-geral , Telma Motta, pela diretora de Tecnologia da Informação, Fernanda Montenegro, e pelo diretor de Gestão Estratégica, Robson Godoi, Miranda falou sobre a  Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região, Rede de Inteligência e o TRFMED, plano de saúde próprio do Tribunal, além de assuntos como Gestão Estratégica e Tecnologia da Informação.

    Os trabalhos de inspeção começaram logo após a solenidade de abertura, com atividades no Gabinete de Conciliação, que é coordenado pelo desembargador federal Élio Siqueira Filho. Também serão inspecionadas a Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), o Gabinete de Segurança Institucional, a Secretaria Judiciária, a Subsecretaria de Recursos Extraordinários, Especiais e Ordinários, o Núcleo de Gerenciamento de Precedentes, Ações Coletivas e de Jurisprudência, a Subsecretaria do Plenário, a Divisão de Processamento das Causas de Competência das 1ª, 2ª 3ª e 4ª Turmas, a Divisão de Protocolo, Registro e Distribuição, a Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 5ª Região, A Subsecretaria de Precatórios, o Núcleo de Assuntos da Magistratura, o Gabinete de Segurança Institucional, a Estatística e os Sistemas Judiciais Eletrônicos.

    Homenagem – O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) José Augusto Delgado, que faleceu no último dia 8, recebeu homenagens durante a cerimônia de abertura das inspeções. João Batista Lazzari destacou a trajetória do magistrado, que integrou o quadro de desembargadores federais do TRF5 entre os anos de 1989 e 1995. “Em nome da Corregedoria-Geral, presto uma homenagem ao ministro José Augusto Delgado. Ele teve uma vida dedicada às letras jurídicas, à magistratura e ao magistério e deixa uma história a ser seguida por todos nós”, destacou. Já Edilson Nobre relembrou a atuação de Delgado no Poder Judiciário. “Teve uma grande existência na magistratura nacional, seja quando iniciou a carreira, na Justiça Federal no Rio Grande do Norte, seja neste Tribunal ou no Superior Tribunal de Justiça”, salientou.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site