• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Magistrados participam de curso para formação de juízes gestores
    Última atualização: 06/09/2021 às 18:38:00



    Magistrados que integram a Justiça Federal da 5ª Região iniciaram, na última sexta-feira (3), o curso on-line “Formação de juízes gestores da Justiça Federal da 5ª Região”. O objetivo é promover uma capacitação sobre o uso de métodos e ferramentas voltados para o aperfeiçoamento da governança e da inovação na gestão da JF5. O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, participou remotamente da abertura das atividades.

    Em um vídeo de boas-vindas aos magistrados, Nobre ressaltou a importância de os juízes terem conhecimento na área de gestão. “A atividade judiciária, para ser bem exercida, pressupõe igualmente uma atividade administrativa interna, seja ela no plano global, na direção do Foro, na Presidência do Tribunal, seja na sua própria Seção Judiciária ou Vara. Eu costumo dizer que o juiz é um maestro. Por melhor que sejam os músicos, sem o maestro a sinfonia não é bem interpretada. Por isso, a necessidade de curso em matéria de gestão. É muito importante que o juiz tenha a vivência do gestor para poder controlar os gestores da sociedade”, declarou o presidente do TRF5.

    O curso, cujas aulas seguem até o final de outubro, é realizado através das plataformas Zoom e Microsoft Teams e pelo aplicativo MIRO, totalizando 50 horas-aula. A capacitação é promovida pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) e conta com mais de 12 módulos, entre eles “Gestão do conhecimento organizacional”, “O modelo de governança na JF5 em Rede”, “Governança dos recursos orçamentários”, “A gestão de processos: priorizar é preciso” e “A gestão do capital humano: não somos máquinas e, por isso, fazemos toda a diferença!”. Entre os expositores que ministram as aulas estão magistrados e gestores que integram o TRF5 e as Seções Judiciárias vinculadas. ​


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Mapa do site