• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Janeiro Branco: Oportunidade de apoio à criança carente e à sua saúde
    Última atualização: 25/01/2021 às 14:22:00



    A pandemia da Covid-19 vem produzindo repercussões não apenas de ordem médica, mas também sociais e econômicas. Houve forte impacto sobre as crianças e adolescentes, principalmente nos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. A proteção desse grupo é muito relevante, por serem pessoas que vivem períodos de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.

    Por outro lado, importa registrar que, atualmente, o envolvimento direto ou indireto no cuidado com crianças e adolescente é uma decisão especialmente saudável. Isso porque consiste numa oportunidade de intervir no destino do mundo, num momento em que o contexto sanitário nos roubou boa dose de autonomia.    

    Preocupada com a situação das crianças na pandemia, a UNICEF publicou artigo em sua página oficial sugerindo ações para cuidar desse grupo.  Dentre as recomendações dessa entidade estão: manter as crianças saudáveis; alcançar crianças vulneráveis com água, saneamento e higiene; apoiar as famílias para cobrir suas necessidades e cuidar de suas crianças; proteger as crianças contra a violência, a exploração e o abuso. 

    Nesse texto gostaríamos de apresentar algumas iniciativas de cuidado com crianças e adolescentes carentes durante a Pandemia no Estado de Pernambuco. Diversas instituições vêm realizando trabalhos como o fornecimento de assistência à saúde física e mental, o apoio para pais e cuidadores, o fortalecimento da renda e da segurança econômica e o apoio a práticas pedagógicas, culturais e esportivas. Dentre elas, citamos:

    Grupo de Ajuda a Criança Carente com Câncer (GAC-PE): é uma instituição filantrópica que atua há 23 anos prestando assistência ao tratamento de crianças com câncer infanto-juvenil. O GAC-PE aceita doações financeiras, assim como de insumos como leite, fraldas e até voluntariado virtual.

    Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AACA): oferece atividades complementares no contraturno do horário do ensino regular das crianças e adolescentes com atividades socioeducativas. Atende mais de 350 crianças e adolescentes, beneficiando indiretamente 270 famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores da comunidade Ilha de Santa Terezinha e Vila dos Casados.

    Movimento Pró-Criança: é uma entidade que visa minimizar as dificuldades vivenciadas pelos jovens carentes da Região Metropolitana do Recife, por meio de trabalhos sociais. Oferecem práticas pedagógicas, culturais e esportivas. 

    Fundação Perrone: oferece tratamento multidisciplinar para mais de 700 crianças carentes com vários tipos de deficiência, como microcefalia, autismo, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outras. Através da Campanha Amigo Solidário - Covid- 19, a instituição pretende continuar atendendo estas crianças em situação de extrema vulnerabilidade social, assim como atuar no apoio a suas famílias na distribuição de alimentos e produtos de higiene, ações de prevenção, apoio psicológico e terapêutico. 

    Núcleo de Apoio à Criança com Câncer: oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica da cidade do Recife, apoiando crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares. A instituição proporciona as condições necessárias para que possam resolver todas as dificuldades inerentes ao tratamento como hospedagem, transporte, alimentação, suporte psicossocial, reabilitação, programas educativos e de lazer. 

    Se você já apoia algumas dessas ou outras instituições do gênero com contribuições ou com trabalho voluntário, deve saber como isso lhe faz bem! Para quem quer começar fica a “dica” de saúde! 


    Por: Divisão de Comunicação Social/Núcleo de Assistência à Saúde do TRF5





    Mapa do site