• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Cejusc da JFPB concorre ao 17º Prêmio Innovare
    Última atualização: 29/07/2020 às 16:58:00



    O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal da Paraíba (JFPB) está concorrendo ao 17º Prêmio Innovare com o projeto “Concilia Net”, que realiza audiências por videochamada de WhatsApp, iniciativa fundamental para este período de pandemia. Nesta semana, foi realizada a entrevista da premiação, destinada a reconhecer as práticas que aprimoram o Sistema Judiciário em todo o país, com os representantes da JFPB. A juíza federal Adriana Nóbrega, coordenadora do Cejusc da Seção Judiciária paraibana, foi entrevistada pelo consultor Rafael Cavalcanti. 

    “Acreditamos que o nosso projeto pode contribuir com o sistema de justiça, tornando-o menos burocrático e mais acessível à população. Independentemente do resultado do Innovare, o próprio reconhecimento da dedicação de todos os servidores e conciliadores envolvidos nos motiva a seguir com o propósito de oferecer as melhores ferramentas à conciliação”, declarou a magistrada. Segundo ela, o “Concilia Net” já realizou mais de 330 audiências por meio de videochamada no aplicativo WhatsApp, com percentual de êxito superior a 70%, já tendo ultrapassado mais de R$ 2 milhões em acordos realizados. 

    Para o supervisor do Cejusc, Marconi Araújo, também indicado para conceder entrevista sobre a iniciativa, o "Concilia Net" surgiu em momento apropriado e vem proporcionando enorme satisfação do público envolvido. "A Justiça Federal na Paraíba, por meio do Centro de Conciliação e Cidadania, reinventa-se de modo prático e eficaz ao fazer uso de um aplicativo de fácil manuseio e bastante utilizado pela população, como o WhatsApp, favorecendo o êxito do projeto", acentuou.

    Normalmente, os concorrentes do Prêmio Innovare recebem visitas presenciais dos consultores, em cada localidade onde funcionam, para verificação de informações adicionais e de seus efeitos práticos sobre o público atendido. No entanto, este ano, por conta das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o distanciamento social, diante da pandemia da Covid-19, a visita presencial do consultor está sendo substituída por entrevistas on-line. Os encontros virtuais terminarão nesta sexta-feira (31).

    As pessoas diretamente impactadas pela prática também serão ouvidas. Dessa forma, elas podem contar suas experiências positivas com o serviço recebido, validando a iniciativa. A previsão é de que o resultado do Innovare seja divulgado até dezembro, quando deve ocorrer a entrega da premiação.

    (Com informações da Ascom/JFPB)


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site