• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • NAS alerta: reabertura das cidades requer mais rigor com medidas preventivas
    Última atualização: 25/06/2020 às 17:05:00



    Nas últimas semanas, o Brasil tem assistido à retomada gradual das atividades em algumas cidades inclusas na jurisdição do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. Entretanto, para o Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5, isso ocorre quando ainda não existem opções seguras de tratamento da Covid-19.

    Diante desse panorama, o NAS recomenda a todo corpo funcional da Justiça Federal da 5ª Região atenção redobrada às medidas de prevenção. Segundo a equipe de saúde, é indispensável que, neste momento, as pessoas não se deixem influenciar pela perigosa e falsa sensação de segurança que a reabertura de estabelecimentos comerciais e a retomada de parte dos serviços pode gerar. “É importante ter clareza sobre a necessidade de continuarmos mantendo o distanciamento físico recomendado pelas organizações de saúde, inclusive nas localidades onde as autoridades tenham permitido o relaxamento de medidas mais severas de isolamento social”, orienta Fabiana Kovacs, médica do TRF5.  

    Também é preciso seguir com o uso de máscaras, a higienização correta das mãos e a observância da etiqueta respiratória. “Por enquanto, é completamente desaconselhável voltar a fazer reuniões ou festas de família; sair de casa sem motivo relevante; ir às compras para se divertir ou se arriscar em contatos físicos com desconhecidos, sem proteção”, complementa Renata Simões, também médica do TRF5. O NAS reforça que a colaboração de todos é fundamental para se evitar uma segunda onda de contágios.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site