• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Pleno do TRF5 emite moção de pesar pelo falecimento do acadêmico e jornalista potiguar Murilo Melo Filho
    Última atualização: 27/05/2020 às 17:00:00



    O Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 emitiu, de forma unânime, moção de pesar pelo falecimento, na manhã desta quarta-feira (27), do acadêmico e jornalista potiguar Murilo Melo Filho, 91 anos. Membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) desde 1999, ele foi o sexto ocupante da cadeira 20, inicialmente ocupada pelo abolicionista, jurista e jornalista Ruy Barbosa. A moção foi proposta pelo desembargador federal Edilson Nobre, na sessão telepresencial da Corte realizada na tarde de hoje (27).

    Segundo a ABL, o jornalista teve falência múltipla de órgãos. O sepultamento será no mausoléu da Academia. Diante da recomendação de se evitar reuniões e aglomerações por conta do Novo Coronavírus (Sars-Cov-2), não haverá velório.

    Murilo Melo iniciou sua carreira na adolescência, ainda no Rio Grande do Norte, e, em seguida, trabalhou em diversos veículos de comunicação, como os jornais diários O Estado de São Paulo e Jornal do Commercio (RJ) e a revista Manchete. Notabilizou-se pela cobertura política, acompanhando a rotina de diversos presidentes brasileiros, como Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Ernesto Geisel e José Sarney. Também cobriu a Guerra do Vietnã e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja. Também foi o primeiro jornalista a divulgar a carta de renúncia de Jânio Quadros.

    “Murilo Melo Filho foi um dos grandes jornalistas brasileiros da segunda metade do século XX. Acompanhou de perto a política nacional, a construção de Brasília e a guerra do Vietnã. Conheceu inúmeros chefes de Estado, a quem dedicou páginas antológicas, dos mais variados espectros políticos.  Foi também um acadêmico exemplar, assíduo, com a disposição de emprestar seu talento aos mais diversos cargos e serviços na Academia. Guardo a imagem de um homem bom, de uma alta sensibilidade humana, voltada sobretudo para os mais vulneráveis e desprovidos. Um momento de tristeza.”, afirmou o Presidente da ABL, o acadêmico Marco Lucchesi, em depoimento publicado no site da Academia.

    Leia mais:

    Morre no Rio de Janeiro, aos 91 anos, o Acadêmico Murilo Melo Filho

    (Com informações da ABL)


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br





    Mapa do site