• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Saúde mental em tempos de pandemia: NAS divulga orientações para manter bem-estar
    Última atualização: 19/03/2020 às 17:40:00



    A pandemia do COVID-19 vem exigindo uma série de rápidas mudanças e gerando um significativo desconforto na maioria das pessoas. As reações psicológicas desagradáveis variam desde ansiedade, medo, tédio e impaciência, até o aumento da frequência e intensidade de pensamentos negativos. A situação se torna mais intensa com a exposição concomitante a informações inadequadas e preocupações com perdas financeiras.  Diante desse cenário, o Núcleo de Assistência à Saúde do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 está divulgando orientações para evitar o estresse que acompanha o avanço da pandemia, com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).


    Abaixo, seguem algumas medidas que podem proteger a sua saúde mental:


    1.  Não minimize ou tente negar os perigos inerentes à pandemia.
    2.  Escute suas emoções: o medo diante de uma ameaça real é uma emoção normal que precisa ser reconhecida e aceita, ao invés de ignorada.
    3.  Limite o tempo gasto com pensamentos negativos, procurando distrações (televisão, filmes etc...) ou reservando um único tempo limitado do dia (nunca da noite) para se permitir pensar “em problemas e cenários ruins”.
    4.  Evite assistir, ler ou escutar informações que lhe possam causar ansiedade: as únicas notícias indispensáveis são aquelas sobre medidas concretas a serem tomadas para proteger a si mesmo e aos outros. Manter-se informado é importante, mas não é necessário passar o dia à procura do último balanço da pandemia. Uma ou duas atualizações diárias, partindo de uma fonte confiável, num horário fixo é o suficiente.
    5.  Compartilhe experiências positivas e imagens positivas relacionadas à doença. Pode ser de alguém que se recuperou após ter sido acometido ou de alguém que apoiou um paciente que se recuperou.
    6.  Alterne o uso das mídias digitais com a realização de atividades relaxantes e estimulantes, longe das telas e equipamentos digitais.
    7.  Cuide da alimentação, procure dormir bem e pratique alguma atividade física.

     

    Para aqueles que estão em isolamento social ou venham a precisar observar a quarentena, recomendamos:
    1. Orgulhe-se de si mesmo e de sua responsabilidade social: o seu isolamento, quando recomendado, é uma forma de ajudar a reduzir a possibilidade de outras pessoas ficarem doentes.
    2. Estabeleça uma rotina para suas atividades diárias: trabalho remoto, atividades intelectuais, cuidados pessoais e refeições em horários regulares podem afastar o tédio.
    3. Não deixe de se comunicar com os próximos e os amigos. Sobretudo para as pessoas que moram sozinhas, as mídias sociais são um importante recurso para manter ligações sólidas, obter amparo e proteção. Além disso, trocar ideias sobre a pandemia e até mesmo ironizar algumas situações ligadas a ela pode ajudar a diminuir a ansiedade e o medo.


    Caso precise, baixe aqui uma cartilha com mais dicas:


    Por: Núcleo de Assistência à Saúde do TRF5



    Mapa do site