Última atualização: 09/02/2026 às 16:03:00
A sustentabilidade também foi tema do Curso Oficial de Formação Inicial para os(as) juízes(as) federais aprovados(as) no XV Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto da 5ª Região. A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) foi a temática central da aula ministrada pelos desembargadores federais Paulo Cordeiro e Leonardo Coutinho (coordenador do Módulo II) e pela juíza federal Danielli Rabelo, da Seção Judiciária de Pernambuco. A capacitação ocorreu na manhã desta segunda-feira (09/02), na Escola da Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe).
Entre os assuntos abordados estão a Resolução nº 395/2021, que trata da Plataforma da Rede de Inovação do Poder Judiciário (Renovajud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); o papel do Judiciário nas dimensões político-estratégica, jurisdicional e institucional; o processo de construção e as características fundamentais da Agenda 2030; a inserção da Agenda no Poder Judiciário; e a Estratégia Nacional do Poder Judiciário - ciclo 2021-2026 (Resolução CNJ 325/2020), entre outros.
Os(as) novos(as) magistrados(as) também tiveram oportunidade de conhecer o Portal TRF5 Sustentável e as ações coordenadas pelo Setor de Sustentabilidade do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, como as usinas fotovoltaicas e a gestão de resíduos.
O Curso de Formação vai até o dia 26/05 e contará com visitas institucionais, aulas teóricas e práticas sobre temas como gestão racional dos processos coletivos, erro judiciário, prevenção do delito e segurança humana e social, entre outros.