Última atualização: 27/01/2026 às 17:12:00
O mês de fevereiro é marcado pela campanha Fevereiro Roxo, voltada à conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Para abordar a questão da cognição de forma mais ampla, o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 promoverá, durante esse período, a campanha “Mês da Cognição”. A iniciativa visa a estimular a prevenção do declínio cognitivo e é voltada a magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) terceirizados(as) da Corte, além de seus(as) dependentes.
Um dos pontos altos da campanha será o plantão semanal de triagem cognitiva, que terá início já na próxima terça-feira (03/02), com aplicação de testes validados, como MoCA, Mini-Exame do Estado Mental, Teste do Relógio e Fluência Verbal. O objetivo é identificar precocemente alterações e orientar encaminhamentos. Os atendimentos acontecerão sempre às terças-feiras e serão abertos a todos que quiserem participar. O agendamento para avaliação pode ser feito pelos telefones (81) 34259296 ou (81) 991707397 (WhatsApp). Vale lembrar que os exames têm caráter de triagem, não de diagnóstico.
Mês da Cognição
Além da triagem, o NAS realizará uma série de atividades, ao longo do mês de fevereiro, como distribuição de cartilhas educativas sobre memória e divulgação semanal de vídeos, abordando temas como memória, impacto do álcool na cognição, relação entre atenção e memória e estratégias de envelhecimento saudável.
O encerramento da campanha está previsto para o dia 24/02 (terça-feira) e será marcado por uma oficina educativa sobre prevenção de demências. O encontro presencial abordará conceitos básicos, e diferenciação entre envelhecimento normal e demência, entre outros assuntos baseados em evidências científicas.