Última atualização: 11/12/2025 às 11:10:00
O TRFMED firmou uma nova contratação com a Unimed Recife, baseada no modelo “Cessão de Rede”, previsto pela Resolução Normativa nº 517 da ANS/2022. As mudanças na relação contratual com a operadora ocorrem após o encerramento do ciclo de cinco anos do contrato anterior, cuja vigência expirou em 30 de novembro de 2025, e representam um avanço na autonomia do TRFMED.
No modelo anterior, a assistência era vinculada a produtos comerciais específicos registrados na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Com a nova configuração, viabilizada pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal Regional Federal da 5ª Região -TRF5 e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), o TRFMED passa a ter acesso direto à rede própria, credenciada e referenciada da Unimed Recife, sem a necessidade de vínculo com produtos de prateleira da operadora.
Segundo a Diretoria Executiva do plano, por se tratar de uma autogestão de direito público — na qual a relação é de benefício de recursos humanos, e não comercial — o novo formato permitiu a negociação de condições comerciais mais vantajosas do que as praticadas no contrato anterior.
Novas Carteiras e Numeração
A alteração contratual impacta diretamente a identificação dos(as) usuários(as). As antigas carteiras (com iniciais 0034 091 e 0034 092) foram descontinuadas.
A partir de agora, todas as carteiras da Unimed Recife vinculadas ao TRFMED iniciarão com a numeração 0034 096. A rede já se encontra ativa e disponível para utilização em Pernambuco, com foco nos beneficiários da JFPE e do TRF5.
Para garantir o acesso imediato, a versão virtual da nova carteira já está disponível nos aplicativos Unimed Recife e Unimed Cliente, acessíveis mediante login com CPF. A impressão das carteiras físicas já foi solicitada, e o prazo final de entrega será em fevereiro/2026.
O TRFMED informou que trabalha para integrar a nova numeração ao seu aplicativo próprio e Portal do Beneficiário o mais breve possível.
Transição de Tratamentos e Segurança Assistencial
Uma das maiores preocupações em trocas contratuais é a continuidade do tratamento. O TRFMED e a Unimed Recife estabeleceram protocolos de migração automática para pacientes que se encontravam internados ou com guias em tramitação durante a virada do contrato.
Contudo, beneficiários(as) com guias já autorizadas mas ainda não utilizadas, bem como usuários(as) de medicações oncológicas e imunobiológicos, precisarão entrar em contato com o TRFMED para revalidar seus procedimentos na nova numeração.
Juliene Tenório, diretora executiva de Autogestão em Saúde do TRFMED, reforçou o compromisso com a transparência e destacou ainda a importância da estratégia de redundância adotada pelo plano. “Compreendemos que questões de saúde geram ansiedade e a expectativa é sempre de fluidez. É importante destacar que a manutenção simultânea das redes da Unimed e da Camed foi desenhada estrategicamente justamente para garantir a segurança assistencial em momentos de transição complexa como este”, afirmou a diretora.
Canais de Atendimento
O TRFMED reforça que todas as atualizações oficiais são publicadas em seu site (trfmed.trf5.jus.br) e redes sociais. Para solucionar dúvidas sobre a nova numeração ou revalidar guias, os beneficiários devem utilizar a Central de Atendimento no (81) 3425-9970 (horário comercial) ou os canais 24h das operadoras para urgências,
Unimed Recife
SAC 0800 281 5917 (24h) ou (81) 3414 8444
Unimed Nacional
SAC 0800 942 0011 (24h)
WhatsApp (11) 32687020
Camed Saúde
SAC 0800 704 7886 (24h)
WhatsApp (85) 99535308
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