Última atualização: 02/12/2025 às 17:33:00
O auditório da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) recebeu, na última quinta-feira (28/11), magistrados(as), servidores(as) e convidados (as) que prestigiaram a solenidade de lançamento da 11ª edição da Revista Jurídica da Seção Judiciária de Alagoas, em homenagem ao desembargador federal Frederico Dantas, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. A publicação digital é um espaço de reflexão e debate sobre temas jurídicos relevantes, com a divulgação de artigos e estudos produzidos por profissionais da área.
O desembargador federal Paulo Cordeiro fez uma saudação ao homenageado. “Trata-se de um magistrado erudito, com todas as características delineadas para a magistratura. Foi servidor concursado da 3ª Vara, mas logo seu método de trabalho jurídico foi identificado por mim e pela diretora de Secretaria à época, onde ele desempenhou, com indiscutível mister, a sua função. Para mim, é uma grande honra proferir algumas palavras sobre o desembargador Frederico Wildson”, revelou.
Wildson agradeceu a homenagem e aproveitou para saudar a esposa, Juliana, também presente à solenidade, com um soneto de Vinícius de Moraes, sobre o amor de um casal. Ele recordou sua ligação com a JFAL desde criança, quando saía do colégio para o gabinete do pai, o desembargador federal emérito do TRF5, Francisco Wildo. “A instituição é uma grande referência no Estado. É o que há de melhor. Posso dizer que a Justiça Federal reúne uma elite intelectual e moral, um padrão de excelência do que há de serviço público em Alagoas, e eu acompanhei a construção dessa identidade”, celebrou.
Referindo-se ao funcionamento e ao desempenho da JFAL, o desembargador federal a importância de dar continuidade ao que foi construído. “Porque nós somos os continuadores desse romance. Vejo com muita serenidade, tranquilidade e muita gratidão o caminho que eu percorri e que me foi propiciado pela Seção Judiciária em Alagoas”, disse. “Ainda me sinto um membro da Justiça Federal em Alagoas e pretendo assim continuar. E que Alagoas prossiga com a Justiça Federal, que continue com a mesma excelência e siga construindo o futuro com o mesmo idealismo que orientou, desde sempre, o nosso passado”, concluiu.
Além do lançamento da revista, a programação também marcou a apresentação do Memorial Virtual da Justiça Federal em Alagoas; a realização de um colóquio sobre a primeira fase da Justiça Federal, de 1890 a 1937; e a inauguração das galerias de fotografias dos primeiros juízes federais no Estado.