Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Mês da Consciência Negra no TRF5: programação inicia com palestra sobre bancas de heteroidentificação
    Última atualização: 29/10/2025 às 16:57:00


    Ministro Og Fernandes (STJ) é um dos convidados para o debate, que acontece na segunda-feira (3/11)

    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 inicia, na próxima semana, uma série de ações em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A abertura do Ciclo de Eventos “Letramento para Equidade Racial” será na segunda-feira (3/11), com a palestra “Bancas de Heteroidentificação, legalidade e direitos fundamentais”. A programação terá início às 10h, na Sala Capibaribe (1º andar do edifício-sede do TRF5).  

    A mesa de abertura contará com a participação no ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também integram os debates a vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Joana Carolina; a desembargadora federal Gisele Sampaio, gestora do Pacto da Equidade Racial do TRF5; a juíza de Direito Luciana Maranhão, membro da Comissão Permanente de Heteroidentificação do Exame Nacional da Magistratura em Pernambuco, coordenadora da Comissão para a Equidade Étnico-Racial e de Gênero (CEERG) do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) e vice-presidente da Comissão de Políticas Judiciárias de Equidade Racial e suas Interseccionalidades (CPJERI) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); e o promotor de Justiça Higor Alexandre Alves de Araújo, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A participação é gratuita.  

    Clique aqui e se inscreva para participar da palestra.

    Novembro Negro 

    Além da palestra, também acontecerão, ao longo do mês de novembro, a Oficina Online “Letramento Racial e Práticas Antirracistas no Atendimento”, cujas inscrições já estão abertas, e o Webinário “Justiça Além do Gênero”, no dia 27/11. Durante o evento serão abordadas as Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 598/2024 e nº 599/2024, que tratam, respectivamente, do Protocolo de Julgamento com Perspectiva Racial e da Política Judiciária de Atenção às Comunidades Quilombolas.   

    As ações são uma iniciativa do Comitê da Equidade Racial (COER) e da Gestão do Pacto pela Equidade Racial do TRF5. Acesse aqui a programação completa.  

     

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site