Última atualização: 13/10/2025 às 12:56:00
Outubro é o mês internacional de conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de câncer mais incidente e que mais causa mortes entre mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Só em 2023, foram estimados 73.610 novos casos, o que corresponde a cerca de 42 casos a cada 100 mil mulheres. Esses números reforçam a importância da prevenção e do rastreamento adequado.
Detectar precocemente essas alterações pode fazer toda a diferença no sucesso do tratamento e na qualidade de vida. Por isso, o rastreamento é um dos pilares do Exame Periódico de Saúde (EPS) no Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, garantindo a cada mulher acompanhamento individualizado, exames e orientações médicas de qualidade.
O principal exame utilizado é a mamografia, que deve ser realizada de forma populacional a cada dois anos entre 50 e 74 anos, segundo o Ministério da Saúde em atualização recente ao final de setembro de 2025. Além disso, nesta mesma publicação, o ministério também possibilitou que mulheres entre 40 a 49 anos tenham acesso ao exame pelo SUS a depender da indicação médica, mas sem a obrigatoriedade do rastreio. Já entidades como o Colégio Brasileiro de Radiologia, a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Febrasgo recomendam a realização da mamografia anualmente para todas as mulheres entre 40 e 74 anos. Em situações específicas — dependendo do risco individual, das comorbidades e da expectativa de vida — o rastreamento pode ser iniciado mais precocemente (a partir dos 30 a 35 anos) ou estendido após os 75 anos.
Mas a saúde feminina vai muito além de um único exame. Cada mulher é única em sua trajetória, e cuidar da saúde da mulher significa olhar de forma integral: rastrear também o câncer de colo de útero, acompanhar o climatério, garantir saúde sexual e reprodutiva, preservar a saúde óssea, cuidar da saúde mental, da alimentação, da prática de atividade física e do autocuidado.
E vale lembrar: esse cuidado não pode ficar restrito ao mês de outubro. Cada consulta, cada exame em dia, cada gesto de autocuidado é um investimento em um envelhecer mais saudável. O Núcleo de Assistência à Saúde (NAS) do TRF5 está à disposição para apoiar, orientar e caminhar junto com cada mulher, respeitando sua história e suas escolhas.
Confira o vídeo do NAS sobre o Outubro Rosa.
Mamógrafo móvel
Neste ano, reafirmando o compromisso social do TRF5, o NAS, em parceria com a Prefeitura do Recife, disponibilizará o Mamógrafo Móvel, com a realização de 80 exames gratuitos, no dia 22 de outubro, para mulheres que se enquadrem nos critérios de rastreamento do Ministério da Saúde.
Se você conhece alguém que se encaixe nesses critérios, divulgue essa ação! Juntos, podemos transformar informação em prevenção, cuidado e solidariedade.
NAS – TRF5
Programa Envelhecer com Saúde
Cuidar hoje é viver melhor amanhã
Sarah Leite Ribeiro
Diretora do NAS e Membro do Comitê Regional de Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas interseccionalidades - Copopi/JF5 (Portaria 149/2025 da Presidência)
Thiago Araujo Oliveira
Médico Colaborador