Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • TRF5 conclui Curso Regional de Atendimento Inclusivo
    Última atualização: 10/10/2025 às 15:04:00



    O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 concluiu, na última terça-feira (07/10), o Curso Regional de Atendimento Inclusivo. Mais de 160 servidoras e servidores da Justiça Federal da 5ª Região participaram das aulas, cujo objetivo foi promover um ambiente organizacional anticapacitista e pautado nos direitos das pessoas com deficiência.

    O curso, que foi realizado de forma online, foi muito além dos conceitos, revelando a existência de práticas que podem transformar vidas. Vários(as) palestrantes compartilharam seus conhecimentos, experiências e dicas sobre o atendimento à pessoa com deficiência. Entre os temas abordados estavam “Deficiência, acessibilidade e letramento anticapacitista”; “Como transformar o atendimento em ação anticapacitista?” e “Prática de atendimento e comunicação acessível”.

    A pesquisadora Anahí Guedes foi uma das convidadas e fez um paralelo com outros grupos que também sofrem preconceito. “A deficiência é solitária: uma pessoa com deficiência raramente tem outra pessoa na família também deficiente; não vê ninguém ‘parecido’, diferente de pessoas negras, por exemplo, que tem outros familiares negros”, explicou, afirmando que “a deficiência é parte constituinte da diversidade”.

    A ideia também foi destacada pela diretora da Divisão de Desenvolvimento Humano, Isaura Rodrigues. “O curso é uma possibilidade de iluminar esse tema. É uma provocação para nos debruçarmos sobre isso e integrar à nossa vida. Serviu para que reconheçamos que existe diversidade dentro da diversidade, não existe um padrão. Também foi uma oportunidade para nos aprimorarmos na linguagem e nas atitudes”, celebrou.  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site