Última atualização: 05/09/2025 às 15:20:00
Em virtude do compromisso da Corte com a gestão sustentável de resíduos eletrônicos, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 foi certificado como instituição sustentável, através do Selo E-WASTE. A certificação, concedida pela empresa circular de impacto socioambiental REEECicle, durante a Semana da Pauta Verde, foi recebida pelo corregedor-regional da Justiça Federal da 5ª Região, desembargador federal Leonardo Resende.
O Selo E-WASTE evidencia práticas responsáveis de descarte, reaproveitamento e reciclagem, realizadas em parceria com cooperativas e o Instituto de Inovação e Economia Circular (IEC).
De acordo com o Relatório de Impacto Ambiental Positivo (RIA+) da REEECicle, somente no primeiro semestre de 2025 o TRF5 destinou corretamente cinco toneladas de equipamentos eletrônicos. Essa prática resultou em economia de 2 milhões de litros de água potável; redução de 50,38 barris de petróleo; mitigação de 1.500 kg de emissões de gases de efeito estufa; e diminuição de 29,72 kg de metais pesados no meio ambiente.
Os resultados reforçam o impacto positivo da destinação adequada de resíduos sólidos e eletrônicos, consolidando a contribuição do TRF5 para a economia circular, a proteção ambiental e a inclusão social.