Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Diversidade marca reunião de acolhimento promovida pelo TRF5
    Última atualização: 29/08/2025 às 14:46:00



    Mais diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Esse tem sido o caminho trilhado pelo Poder Judiciário, na busca pela promoção dos direitos humanos. Seguindo os diversos dispositivos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que versam sobre o assunto, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 promoveu, nesta sexta-feira (29/08), uma reunião de acolhimento que foi além da integração de quem tomou posse recentemente na Corte: simbolizou pluralidade e diversidade.

    Duas servidoras e um servidor participaram do encontro, sendo que todos ingressaram pelo sistema das cotas, com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e indígenas. Para a diretora da Divisão de Desenvolvimento Humano (DDH) do TRF5, Isaura Rodrigues, as ações afirmativas são fundamentais para construir uma instituição mais inclusiva. “Esse momento vai ao encontro de uma política não só do TRF5, mas de todo o Poder Judiciário. Reafirma a importância das políticas afirmativas, para que o órgão seja cada vez mais diverso e inclusivo”, afirmou.

    As reuniões de acolhimento visam a facilitar o processo de adaptação dos(as) novos(as) integrantes do TRF5, oferecendo aos(às) recém-chegados(as) uma visão sistêmica da instituição. O diretor de Gestão de Pessoas, Onaldo Mangueira, explicou o objetivo da atividade. “É uma oportunidade de conhecer melhor a instituição, o planejamento estratégico, os direitos e os deveres de vocês, bem como as ações de desenvolvimento dos servidores”.

    Entre os temas abordados estavam a estrutura organizacional, planejamento estratégico, histórico e composição do TRF5, além de incentivos à qualificação, desenvolvimento na carreira, direitos, deveres e benefícios.

    As informações sobre a atuação das comissões criadas para garantir um ambiente de trabalho mais seguro e respeitoso também estiveram dentro da programação. Na oportunidade, a servidora Flávia Ferrário falou sobre a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do TRF5 – CPAMAS.

    Diversidade no Judiciário

    O Poder Judiciário vem realizando várias ações para incentivar a diversidade, com publicações de normativos e orientações nesse sentido. Alguns exemplos são o Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos; o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial; o programa Justiça Plural, iniciativa do CNJ, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud); e o Fórum Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site