Última atualização: 22/08/2025 às 10:19:00
O Conselho das Escolas de Magistratura Federal (CEMAF) se reuniu, na tarde desta quinta-feira (21/08), no edifício-sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5. O encontro foi presidido pelo corregedor-geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão, e reuniu os diretores das Escolas de Magistratura Federal das seis regiões da Justiça Federal.
O diretor do CEJ/CJF abriu o evento e falou do trabalho realizado pelas Escolas. “Tenho absoluta certeza de que, a médio e longo prazos, estamos fazendo um excelente trabalho de formação e de preparação. Qualificando juízes(as) e servidores(as), estamos, seguramente, melhorando qualquer implementação de ferramentas para o funcionamento do Judiciário”, destacou o ministro.
Participaram da reunião os diretores das Escolas de Magistratura Federal, desembargadores federais Jamil de Jesus Oliveira (1ª Região), Aluisio Mendes (2ª Região), Cândido Leal Júnior (4ª Região) e Cid Marconi (5ª Região); e as desembargadoras federais Marisa Santos (3ª Região) e Mônica Sifuentes (6ª Região).
Na pauta do encontro, apresentação e avaliação dos congressos realizados em parceria com o CEJ/CJF e as Escolas de Magistratura; compartilhamento dos cursos obrigatórios regulamentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a plataforma Sistema Nacional de Escolas da Magistratura Federal (SINEMAF); apresentação da versão final do Manual de Vitaliciamento da Magistratura Federal; desafios e perspectivas futuras relacionadas ao orçamento e estrutura organizacional das Escolas de Magistratura Federal; e planejamento do congresso sobre uso da Inteligência Artificial no Poder Judiciário.