Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Correição presencial na Justiça Federal em Sergipe é concluída
    Última atualização: 13/08/2025 às 14:53:00



    A Corregedoria Regional da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) concluiu, na última sexta-feira (8), os trabalhos de correição presencial na Justiça Federal em Sergipe (JFSE). As atividades foram coordenadas pelo corregedor-regional, desembargador federal Leonardo Resende, com o objetivo de avaliar o funcionamento das unidades judiciárias, promover alinhamento de procedimentos e estreitar o diálogo com instituições parceiras. As diligências foram acompanhadas pelo juiz federal auxiliar da Corregedoria, Thiago Mesquita, e por servidores e servidoras da unidade.

    Na terça-feira (5/08), a programação foi realizada na capital, Aracaju, começando com reunião de abertura na sede da Seção Judiciária e prosseguindo com correições na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Federais, Turma Recursal e Secretaria Administrativa (SECAD). Já o dia 6/08 foi marcado por inspeções na 9ª Vara Federal, em Propriá, e na 5ª Vara Federal – Juizado Especial Federal (JEF), em Aracaju. Na quinta-feira (7/08), a equipe visitou a 8ª Vara Federal, em Lagarto, e a 6ª Vara Federal, em Itabaiana. A correição foi encerrada na sexta-feira (8/08), com a inspeção na 7ª Vara Federal, localizada no município de Estância.

    Visitas institucionais

    Durante a passagem por Sergipe, Leonardo Resende também realizou visitas institucionais à Superintendência do Incra e às sedes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF). Os encontros serviram para reforçar a cooperação com as entidades do Sistema de Justiça, a partir de um diálogo respeitoso e voltado para o fortalecimento institucional.

    Tradição

    Segundo o corregedor, o início das correições do biênio pela Seção Judiciária de Sergipe, mais uma vez, reforça uma tradição que tem uma razão de ser. “Embora pequena em dimensão territorial, a Justiça Federal em Sergipe possui inúmeros desafios, com demanda judicial forte e diversificada, seja no sistema dos juizados especiais, seja com conflitos socioambientais de alta complexidade, com especial destaque para as disputas territoriais envolvendo comunidades indígenas, quilombolas, trabalhadores rurais etc.”, explicou. Para Resende, a visita à JFSE funciona como “um verdadeiro laboratório, permitindo à equipe da Corregedoria conhecer mais de perto as necessidades, bem como as oportunidades de melhoria da gestão e da jurisdição”. Por fim, ele agradeceu a cordialidade com que foi recebido pelos colegas de magistratura federal, sob a coordenação da juíza federal Lidiane Bomfim, diretora do Foro, e por todos os servidores e servidoras da Seção.


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site