Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Justiça Social e sustentabilidade: Corregedoria promove III Semana Regional de Conciliação e Cidadania
    Última atualização: 08/08/2025 às 12:45:00



    Entre os dias 18 e 22 de agosto, a Justiça Federal da 5ª Região (JF5) abre as portas para transformar através do diálogo, conciliar, incluir e conscientizar. Durante o período, a Corregedoria Regional da JF5 promove a III Semana Regional de Conciliação e Cidadania. A ação envolve o Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 e todos os Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs), que serão palco de ações voltadas à cidadania, à solidariedade e à justiça social.

    O evento, que já se consolidou como uma ação anual no calendário da JF5, reúne uma série de iniciativas voltadas à promoção da paz social, com foco na resolução consensual de conflitos, atendimento ao cidadão e ações sociais integradas. Nesta edição, o cuidado com o meio ambiente também ganhará destaque, já que o TRF5 aderiu, no mesmo período, à Semana da Pauta Verde, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é reforçar a ideia de que justiça e sustentabilidade devem caminhar juntas para a construção de um futuro mais justo e equilibrado.

    Abertura

    A abertura da III Semana Regional de Conciliação e Cidadania será no dia 18/08, a partir das 9h, de forma online e com transmissão ao vivo, através do canal do TRF5 no YouTube.

    O evento será presidido pelo corregedor-regional, desembargador federal Leonardo Resende, e vai reunir coordenadores dos Cejuscs das Seções Judiciárias de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

    Ações da Semana Regional de Conciliação e Cidadania

    Até o dia 22/08, várias ações serão realizadas no TRF5 e em todas as Seccionais da 5ª Região. Entre as atividades, exposições artísticas, palestras, audiências de conciliação em matéria ambiental, distribuição de mudas de plantas, emissão de documentos, oferta de serviços de saúde, apresentações culturais, coleta seletiva, mutirão de audiências de conciliação, campanha de doação de roupas, entre outras.

    Semana da Pauta Verde

    Paralelamente à Semana Regional de Conciliação e Cidadania, a JF5 também promoverá ações alusivas à Semana da Pauta Verde. Realizada anualmente pelo CNJ, a iniciativa tem o objetivo de reforçar pauta ambiental no âmbito do Judiciário brasileiro, priorizando o julgamento de processos estruturais e estimulando a adoção de soluções consensuais em litígios ambientais.

    Programação no TRF5

    A programação no TRF5 vai mesclar ações da Semana Regional de Conciliação e Cidadania e atividades ligadas à Semana da Pauta Verde. Durante todos os dias, o hall de entrada do edifício-sede do TRF5 receberá o projeto “Isso é Plástico”, de estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); uma exposição de arte, com materiais reciclados do artista pernambucano André Menezes; e uma tenda de coleta de materiais eletrônicos.

    Confira abaixo outras atividades da programação:

    18/08

    9h às 11h30:

    Abertura oficial, sob coordenação do corregedor-regional, desembargador Leonardo Resende. Transmissão ao vivo, através do canal do TRF5 no YouTube.

    19/08

    9h às 16h30:

    Audiências de Conciliação em matéria ambiental, de processos que estão em grau recursal

    21 e 22/08

    Durante todo o dia:

    Distribuição de Mudas / Adubos, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Prefeitura do Recife)

    “Arena Go” e “Adota Pet”, em parceria com a EMPREL (Prefeitura do Recife) - Óculos de realidade virtual

    Ação Agricultura Vertical em parceria com a Secretaria de Agricultura Urbana (Prefeitura do Recife)

    Ação de educação em coleta seletiva com distribuição de ecobags e sacolas de feira sustentáveis 


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site