Última atualização: 25/07/2025 às 13:52:00
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, por meio de sua Comissão de Informática, dá mais um passo em sua jornada de inovação tecnológica com o lançamento da Lista Eletrônica de Julgamento (LEJ). Integrado à assistente de pesquisa JULIA, o novo módulo utiliza Inteligência Artificial para agilizar a análise e a gestão de ementas judiciais, beneficiando o trabalho de desembargadores(as) e suas equipes.
A principal função da LEJ é classificar e agrupar automaticamente as ementas por matéria (ramo do Direito) e por assunto (o tema central do julgado). Essa organização permite a análise dos processos de forma sequencial e focada — por exemplo, revisando todos os casos de Direito Administrativo de uma só vez. A abordagem não só otimiza o tempo e a produtividade, eliminando a perda de eficiência pela troca de contexto, mas também permite superar eventuais equívocos na classificação original do assunto de um processo.
Outro benefício da ferramenta é a geração de uma síntese para cada ementa, a partir do assunto identificado. Por ser mais concisa, essa síntese acelera a identificação de processos repetitivos e facilita a análise preliminar dos casos apresentados pela Relatoria.
O desenvolvimento da Lista Eletrônica de Julgamento reforça o compromisso do TRF5 com a modernização do Judiciário brasileiro, aplicando tecnologia de ponta para garantir uma prestação jurisdicional cada vez mais ágil e eficaz para a sociedade.