Menu para dispositivos móveis
Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Presidente do TRF5 recebe visita de comitiva da Enfam e de magistrados angolanos
    Última atualização: 15/07/2025 às 14:06:00



    O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Roberto Machado, recebeu, nesta terça-feira (15/07), a visita de uma comitiva da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que acompanha magistrados da República de Angola, em uma ação de intercâmbio interinstitucional. O objetivo foi apresentar a estrutura, a organização administrativa e funcional da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe). 

    Em Angola não há escola de formação de magistrados e, por isso, representantes do país realizam visitas a vários estados brasileiros, para um intercâmbio de informações, a fim de construir um modelo próprio. “Temos laços históricos, não somente da língua; nossos laços são de irmandade. É importante para nós perceber como funciona a Escola. Sairemos mais aperfeiçoados, pois aqui encontramos o elemento que precisamos para criar a nossa escola. Foi um prazer visitar o TRF5”, declarou Correia Bartolomeu, representante do Conselho Superior de Magistratura Judicial de Angola.  

    Já o presidente do TRF5 se utilizou do samba para fazer uma relação entre os dois países. “Há quem diga que o samba nasceu em Angola, ou seja, nossas origens estão em Angola. Foi uma honra recebê-los aqui no TRF5”, destacou. Machado acompanhou o grupo na visita ao Pleno e às instalações da Esmafe.  

    A delegação angolana conta, também, com a participação do desembargador Manuel Assilo e as visitas são acompanhadas por representantes da Enfam, entre eles o secretário executivo da Escola, Leonardo Peter. Também estiveram presentes o coordenador acadêmico da Esmafe, juiz federal Bruno Carrá; a diretora do núcleo da Esmafe na Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), juíza federal Roberta Walmsley; e o coordenador da Esmafe, Luiz Albuquerque, além de servidores e servidoras tanto da Enfam quanto da Esmafe.  

    Além da visita, a comitiva também participou de uma oficina colaborativa, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). 

    Reunião pedagógica 

    Na ocasião, a Enfam promoveu uma reunião com a equipe da Esmafe para intensificar o diálogo institucional e promover o alinhamento pedagógico e administrativo das ações educacionais, em consonância com as diretrizes da Escola Nacional e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura (Renejum). Entre os temas abordados estavam as estratégias de priorização para desenvolver trabalho em rede, passando por pontos como desenvolvimento técnico-pedagógico e capacitação em políticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Setor Responsável pelo Conteúdo

    Divisão de Comunicação Social

    Fechar mapa
    Mapa do site