Última atualização: 19/05/2025 às 14:19:00
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 promoveu, no último dia 09/05 (sexta-feira), um curso de habilitação no uso de gás e spray paralisantes não letais para os agentes de Polícia Judicial da Corte. O objetivo da ação foi habilitar os agentes para responderem a possíveis violências de forma menos letal, imobilizando o agressor com segurança e afastando o perigo iminente.
A capacitação reuniu 15 profissionais de segurança, na Sala Capibaribe, e teve como instrutores o juiz federal Tiago Antunes Aguiar e o agente de Polícia Judicial Ademir Cordeiro Bizerra. A iniciativa atende à Resolução nº 686/2020 do Conselho da Justiça Federal (CJF), que trata da regulamentação do porte institucional de armas letais e menos letais.
Os neutralizantes de tecnologia não letal utilizam produtos naturais em suas composições, como cânfora, gengibre e capim santo, causando sensação de ardência nos olhos e nas vias respiratórias. O desconforto perdura por cerca de 10 a 15 minutos, tempo suficiente para controle da situação de risco.