Última atualização: 25/03/2025 às 14:30:00
Aconteceu, na manhã desta terça-feira (25/03), no auditório da nova unidade da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), o lançamento de três edições especiais da Revista de Jurisprudência: a edição especial Magistradas Convocadas; a das Turmas Ampliadas; e a que homenageia o desembargador federal emérito Sebastião Vasques, cuja a capa é ilustrada com um retrato desenhado pela juíza federal Isabelle Marne. As duas primeiras estão disponíveis apenas eletronicamente, enquanto a homenagem a Vasques foi lançada nos formatos físico e digital. O Gabinete da Revista do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5 é o responsável pelas publicações.
Compuseram a mesa de honra do evento os atuais presidente e vice-presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga e desembargadora federal Germana Moraes, além do atual diretor do Gabinete da Revista, desembargador federal Alexandre Luna.
O presidente do TRF5 abriu o encontro, enaltecendo a ideia da publicação das três edições, e, em seguida, passou a palavra a Alexandre Luna, que agradeceu a confiança depositada nele para suceder o desembargador Leonardo Resende na direção da Revista e lembrou que, antes de atuar na área do Direito, trabalhou como jornalista. “Meu maior prazer, como repórter, era editar suplementos e cadernos comemorativos. Por isso, resolvi, a cada exemplar da Revista, fazer uma entrevista com nossos ilustres membros”, explicou o magistrado. O diretor do Gabinete da Revista fez menção, também, à edição especial Magistradas Convocadas, chamando atenção para a importância da participação feminina na Justiça.
Homenageado em uma das publicações, o desembargador federal emérito Sebastião Vasques participou do encontro na modalidade remota. Ele agradeceu a homenagem e falou da satisfação de ter sido integrante da Corte. “Sinto-me honrado de participar desse tríplice evento, representativo da operosidade deste Tribunal, onde tive o privilégio de atuar nos últimos dois anos. Aqui deixei mais de colegas, amigos”, disse. Vasques lembrou a importância das publicações e destacou, também, a edição Magistradas Convocadas. “Faz-se justo reconhecimento à produção intelectual das magistradas federais convocadas, que emprestam sua inteligência e força de trabalho”, ressaltou.
Ao final do encontro, presidente e vice-presidente do TRF5 fizeram uso da palavra. Braga aproveitou a ocasião para exaltar a passagem de Vasques pela Corte. “Por mais que o Tribunal realize eventos e ações para homenageá-lo, jamais vai conseguir falar de toda sua atuação profícua. Em meu nome, falo da alegria de ter convivido com Sebastião, de ter aprendido com ele, com a precisão do seu argumento técnico e a inteligência e o bom humor com que ele lidava diante dos argumentos contrários ”, destacou Fernando Braga.
Germana Moraes encerrou o encontro, prestando homenagens à Sebastião Vasques e também às magistradas convocadas que atuaram na Corte. Sobre Vasques, a desembargadora federal ressaltou o seu humor inteligente. “Aqui já foi destacado o seu humor fino, o humor que só os grandes inteligentes têm, para saber quando e de que modo falar”, afirmou. Moraes também parabenizou Alexandre Luna pela iniciativa de homenagear as magistradas convocadas. “Talvez eu tenha sido a primeira convocada aqui, então eu me sinto também homenageada e extremamente feliz em saber que, hoje, há muitas magistradas que já foram convocadas e que muito mais outras virão”, comemorou.