Fechar menu
  • Fale com a Ouvidoria
  • Vladimir Carvalho é homenageado pelo Pleno do TRF5
    Última atualização: 13/03/2025 às 17:27:00


    Desembargador federal se aposentará no próximo dia 3 de abril

    A sessão ordinária do Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, da última quarta-feira (12/03), foi marcada por homenagens ao desembargador federal Vladimir Carvalho. O magistrado, que também foi homenageado pelos integrantes da Quarta Turma do TRF5, se aposentará no próximo dia 04/04. 

    O presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, abriu o momento de reconhecimentos à contribuição de Carvalho ao direito, à magistratura e à Justiça Federal da 5ª Região. “Foi uma honra, para mim, ter trabalhado e convivido com aquele a quem eu considerava um mito, que só conhecia através de seu famoso livro ‘Teoria da Competência da Justiça Federal’”. Para Braga, Carvalho foi um fundamental em sua formação como juiz. 

    O decano da Corte, desembargador federal Paulo Roberto Oliveira Lima, falou da despedida do colega. “Mais do que o Tribunal, eu sofro um prejuízo maior com a saída do desembargador Vladimir, porque, além de um colega, é um grande amigo, um amigo com quem eu convivi de perto. Espero que, mesmo depois da aposentadoria, continuemos com uma aproximação semelhante”, revelou. 

    O desembargador Manoel Erhardt, também integrante da Quarta Turma, falou da convivência com o magistrado. “É um colega que, quando está relatando um processo, nos deixa muito à vontade para sabermos que estamos decidindo com os elementos verdadeiros e concretos, que vão subsidiar nossa decisão”. 

    Já o desembargador federal Rogério Fialho lembrou que Carvalho é um doutrinador conhecido por todos. “A sua obra ‘Teoria da Competência da Justiça Federal’ é leitura obrigatória para quem quer se iniciar, tanto na magistratura quanto na advocacia e nas demais carreiras jurídicas. É um juiz extremamente operoso, competente e responsável”, afirmou. 

    O presidente eleito para presidir o TRF5 no biênio 2025/2027, Roberto Machado, destacou a vivacidade do homenageado. “Eu o considero muito jovem. Eu olho para ele daqui e, poxa, é um dos que poderia ficar tranquilamente até os 80 anos ou mais, se, por ventura, houvesse alguma alteração na legislação”.

    O desembargador federal Rubens Canuto, também integrante da Quarta Turma, se disse impressionado como Carvalho continua, no auge de seus 75 anos, ainda discutindo, analisando, estudando os processos, votando com a mesma empolgação que um jovem desembargador recém-chegado. “Qualquer pergunta acerca do processo o desembargador Vladimir está pronto para responder. Se não estiver pronto, também humildemente retira o processo (de pauta) e diz que vai analisa-lo melhor. E, de fato, o faz”, garantiu.

    O corregedor-regional da Justiça Federal da 5ª Região, desembargador federal Leonardo Carvalho, se disse sem palavras para expressar a gratidão ao homenageado. “Ficam o nosso carinho e a nossa alegria de ter convivido com Vossa Excelência, porque que não é suficiente a quantidade do tempo, mas a intensidade do tempo com quem a gente vive”. 

    Prestaram homenagens, ainda, as desembargadoras federais Joana Carolina e Cibele Benevides e os desembargadores federais Paulo Cordeiro, Cid Marconi, Alexandre Luna, Élio Siqueira, Leonardo Resende, Frederico Wildson, Leonardo Coutinho e Edvaldo Batista, além dos desembargadores federias convocados Walter Nunes e André Granja.

    Antes de passar a palavra ao homenageado, a vice-presidente do TRF5, desembargadora federal Germana Moraes, destacou o legado de Carvalho. “Vossa Excelência se despede fisicamente, mas permanece em seu legado precioso; em milhares e milhares de sentenças, em milhares e milhares de votos que ficam em nossa memória”, ressaltou.

    Vladimir Carvalho agradeceu a todos e, em um dos trechos de seu discurso de despedida, afirmou: “Fou uma honra imensa ter sido membro deste Tribunal e colega de todos os senhores e senhoras; ter integrado a Terceira, Segunda e Quarta Turmas, respectivamente, em datas diferentes; participado das Turmas Ampliadas; participado do Pleno; do Conselho de Administração e, recentemente, da Segunda Seção – ainda inscrevendo a condição de corregedor e de presidente desse Tribunal. Foi uma honra, também, ter comandado um Gabinete com tantos e dedicados servidores, alguns desde que aqui cheguei; outros que, no decorrer dos tempos, se incorporaram à sombra da mesma bandeira, se tornando fortes sustentáculos, sem os quais não seria possível manter o serviço como as estatísticas refletem”, finalizou Carvalho.

     

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





    Fechar mapa
    Mapa do site