• SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JF5 divulga vencedoras do 2º Prêmio Margarida de Boas Práticas em Equidade de Gênero
    Última atualização: 24/05/2024 às 17:16:00



    A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) divulgou as vencedoras da 2ª edição do Prêmio Margarida de Boas Práticas em Equidade de Gênero. Na categoria Poder Judiciário, a inciativa vencedora foi o “Plano de Desenvolvimento de Lideranças Femininas”, da juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara, da Seção Judiciária do Ceará (SJCE). Na categoria Sistema de Justiça, levou o Prêmio o livro “As Mulheres e os Espaços de Poder no Rio Grande do Norte”, de autoria da juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Já na categoria Instituições Públicas gerais e Terceiro Setor, a iniciativa vencedora foi a linha de crédito “Todos por Elas”, da juíza federal Katherine Bezerra Carvalho, da Seção Judiciária da Paraíba (SJPB), e da gerente regional do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB Judiciário), Andréia Silva Maia.

    O Prêmio Margarida reconhece as iniciativas e práticas voltadas à promoção da equidade de gênero, nos seis estados que integram a JF5 (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), com base em três critérios: efetividade da prática no incremento da participação feminina nos espaços de poder e decisão; fomento à redução de desigualdades de gênero e raça nas instituições; contribuição para a concretização das metas e indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 05, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. A premiação será entregue no mês de julho, em data a ser definida pela Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, em solenidade híbrida (presencial e remota), no edifício-sede do TRF5.

    A coordenação do Prêmio ficou a cargo do Comitê Regional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, e a Comissão Julgadora foi composta por mulheres, sendo uma representante de cada órgão da JF5.

    Premiadas

    A inciativa vencedora na categoria Poder Judiciário, “Plano de Desenvolvimento de Lideranças Femininas”, da juíza federal Gisele Chaves Sampaio Alcântara (SJCE), visa a criar naquela Seccional  um ambiente propício para o surgimento e fortalecimento de lideranças femininas entre servidoras e juízas. Seu foco é estimular e apoiar o surgimento de novas líderes e proporcionar às mulheres em cargos gerenciais a formação e o apoio essenciais para enfrentarem os desafios profissionais e pessoais, assegurando, assim, sua permanência saudável e segura nestas posições. Trata-se de um conjunto de ações voltadas para a formação, o acompanhamento e o incentivo de lideranças femininas.

    O livro “As Mulheres e os Espaços de Poder no Rio Grande do Norte”, da juíza Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira (TRE-RN), ganhou o prêmio na categoria Sistema de Justiça. A obra é fruto de extensa pesquisa da autora, que, durante cinco anos, pesquisou, catalogou e compilou as trajetórias de mais de 2 mil mulheres que ocupam ou ocuparam espaços de poder no Judiciário, Legislativo e Executivo do Rio Grande do Norte. Em quase 700 páginas, estão descritas as trajetórias de todas as magistradas, governadoras, senadoras, deputadas federais e estaduais, prefeitas e vereadoras de cada um dos 167 municípios potiguares.

    A linha de crédito “Todos por Elas”, da juíza federal Katherine Bezerra Carvalho (SJPB) e da gerente gerente regional do SICOOB Judiciário, Andréia Silva Maia, venceu na categoria Instituições Públicas Gerais e Terceiro Setor. O projeto é uma parceria da JFPB com o SICOOB, em defesa das mulheres vítimas de violência doméstica. Os termos da linha de crédito proporcionam a essas mulheres um meio de autonomia financeira e uma oportunidade de romperem com a dependência econômica, que muitas vezes as mantém presas em situações de abuso.

     


    Por: Divisão de Comunicação Social TRF5





    Mapa do site